Tendo em vista a relevância da temática expansão da educação superior, em especial, dos cursos de licenciatura no Maranhão e os impactos na qualidade é que apresenta-se os resultados de uma pesquisa iniciada em 2016. O estudo tem como norte as análises dos dados disponíveis nas bases de dados dos órgãos oficiais, relacionados com os indicadores de qualidade dos cursos de licenciatura ofertados no Maranhão pós-SINAES. Para qualificar o estudo buscou-se compreender o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e seus componentes, como: a Avaliação Institucional, Avaliação de Curso e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), tomando como referência este último, relacionando instituições e cursos nas quatro edições 2005, 2008, 2011 e 2014. Buscou-se estudar e analisar os documentos legais, artigos de pesquisadores sobre política de avaliação, qualidade e expansão. Compreendendo que a avaliação quando executada de forma dinâmica pode ser utilizada como referencial para as instituições de educação superior buscarem o alcance de objetivos focados na qualidade dos cursos, sistematizar ações que possam ser revertidas em novos projetos educativos e elevar a formação de professores para a educação básica.