PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES JOÃO PERNAMBUCO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48779 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2882 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES JOÃO PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente relato teve o objetivo de descrever uma aprendizagem em volta da política, a partir de uma prática pedagógica do estágio supervisionado da disciplina Projeto Político Pedagógico VIII da Universidade Federal de Pernambuco, abrangendo a visão sobre a administração, o conteúdo e o corpo escolar. Em uma análise cuidadosa dos dados obtidos sobre a Escola Municipal de Arte João Pernambuco situada em Recife, observando o comportamento de alunos, funcionários e gestores, para finalizar em superação de dificuldades. As atividades realizadas na escola foram: observação, conversa com diferentes pessoas que participam da escola, quais são as instâncias colegiais presentes na escola, construção da atividade a ser empenhada com o gestor escolar. A ação de intervenção na escola, foi realizada com o intuito de que a comunidade participasse de todos as atividades da instituição, não somente em casos momentâneos, mas de forma permanente e presente na vida escolar. A escolha desse enfoco, vem pelo fato da comunidade ser presente na escola, mas não tem informações constantes por falta de comunicação da escola. A falta de diálogo atrapalha para que a gestão seja mediadora de conflitos internos, pois não avisa tudo que acontece devidamente na escola, sem justificativas plausíveis para os não feitos da escola. A comunicação é fonte para que tudo possa fluir normalmente, desta forma, é importante ressaltar que a observação da gestão democrática (onde a comunidade tem voz), os processos de interação (ESCOLA X COMUNIDADE) criados pelos diversos atores da ação educativa, sendo todos considerados construtores de saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID1752_10092018192549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA BARBOSA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "ISABELLA LUNA" "autor_email" => "belaesimba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48779 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2882 "inscrito_id" => 1752 "titulo" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UM RELATO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ARTES JOÃO PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente relato teve o objetivo de descrever uma aprendizagem em volta da política, a partir de uma prática pedagógica do estágio supervisionado da disciplina Projeto Político Pedagógico VIII da Universidade Federal de Pernambuco, abrangendo a visão sobre a administração, o conteúdo e o corpo escolar. Em uma análise cuidadosa dos dados obtidos sobre a Escola Municipal de Arte João Pernambuco situada em Recife, observando o comportamento de alunos, funcionários e gestores, para finalizar em superação de dificuldades. As atividades realizadas na escola foram: observação, conversa com diferentes pessoas que participam da escola, quais são as instâncias colegiais presentes na escola, construção da atividade a ser empenhada com o gestor escolar. A ação de intervenção na escola, foi realizada com o intuito de que a comunidade participasse de todos as atividades da instituição, não somente em casos momentâneos, mas de forma permanente e presente na vida escolar. A escolha desse enfoco, vem pelo fato da comunidade ser presente na escola, mas não tem informações constantes por falta de comunicação da escola. A falta de diálogo atrapalha para que a gestão seja mediadora de conflitos internos, pois não avisa tudo que acontece devidamente na escola, sem justificativas plausíveis para os não feitos da escola. A comunicação é fonte para que tudo possa fluir normalmente, desta forma, é importante ressaltar que a observação da gestão democrática (onde a comunidade tem voz), os processos de interação (ESCOLA X COMUNIDADE) criados pelos diversos atores da ação educativa, sendo todos considerados construtores de saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID1752_10092018192549.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA BARBOSA DE LUNA" "autor_nome_curto" => "ISABELLA LUNA" "autor_email" => "belaesimba@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }