O presente relato teve o objetivo de descrever uma aprendizagem em volta da política, a partir de uma prática pedagógica do estágio supervisionado da disciplina Projeto Político Pedagógico VIII da Universidade Federal de Pernambuco, abrangendo a visão sobre a administração, o conteúdo e o corpo escolar. Em uma análise cuidadosa dos dados obtidos sobre a Escola Municipal de Arte João Pernambuco situada em Recife, observando o comportamento de alunos, funcionários e gestores, para finalizar em superação de dificuldades. As atividades realizadas na escola foram: observação, conversa com diferentes pessoas que participam da escola, quais são as instâncias colegiais presentes na escola, construção da atividade a ser empenhada com o gestor escolar. A ação de intervenção na escola, foi realizada com o intuito de que a comunidade participasse de todos as atividades da instituição, não somente em casos momentâneos, mas de forma permanente e presente na vida escolar. A escolha desse enfoco, vem pelo fato da comunidade ser presente na escola, mas não tem informações constantes por falta de comunicação da escola. A falta de diálogo atrapalha para que a gestão seja mediadora de conflitos internos, pois não avisa tudo que acontece devidamente na escola, sem justificativas plausíveis para os não feitos da escola. A comunicação é fonte para que tudo possa fluir normalmente, desta forma, é importante ressaltar que a observação da gestão democrática (onde a comunidade tem voz), os processos de interação (ESCOLA X COMUNIDADE) criados pelos diversos atores da ação educativa, sendo todos considerados construtores de saberes.