Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS NO IFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: JOGO TEATRAL, INTEGRAÇÃO SOCIAL, INSTITUTO FEDERAL Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48410
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 5954
    "titulo" => "OFICINA DE JOGOS TEATRAIS NO IFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência da oficina de jogos teatrais, realizada no disciplina de Arte III - Teatro no IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante, a qual teve como finalidade perceber as contribuições que os jogos teatrais promovem aos discentes do curso técnico de nível médio em Edificações na forma integrada. Por meio da realização da oficina e análises dos questionários, embasados nas obras de Viola Spolin, Ricardo Japiassu, Maria Lucia Pupo e Ingrid Koudela, esse estudo destaca a importância dos exercícios teatrais como uma importante metodologia para o desenvolvimento acadêmico, cultural e psicomotor dos discentes, bem como, proporciona a integração social dos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado da Rede Federal de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "JOGO TEATRAL, INTEGRAÇÃO SOCIAL, INSTITUTO FEDERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID5954_10092018085627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA OLIVEIRA FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA  EDUARDA"
    "autor_email" => "duda_lududa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48410
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2326
    "inscrito_id" => 5954
    "titulo" => "OFICINA DE JOGOS TEATRAIS NO IFRN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência da oficina de jogos teatrais, realizada no disciplina de Arte III - Teatro no IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante, a qual teve como finalidade perceber as contribuições que os jogos teatrais promovem aos discentes do curso técnico de nível médio em Edificações na forma integrada. Por meio da realização da oficina e análises dos questionários, embasados nas obras de Viola Spolin, Ricardo Japiassu, Maria Lucia Pupo e Ingrid Koudela, esse estudo destaca a importância dos exercícios teatrais como uma importante metodologia para o desenvolvimento acadêmico, cultural e psicomotor dos discentes, bem como, proporciona a integração social dos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado da Rede Federal de Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "JOGO TEATRAL, INTEGRAÇÃO SOCIAL, INSTITUTO FEDERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID5954_10092018085627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDUARDA OLIVEIRA FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA  EDUARDA"
    "autor_email" => "duda_lududa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência da oficina de jogos teatrais, realizada no disciplina de Arte III - Teatro no IFRN – Campus São Gonçalo do Amarante, a qual teve como finalidade perceber as contribuições que os jogos teatrais promovem aos discentes do curso técnico de nível médio em Edificações na forma integrada. Por meio da realização da oficina e análises dos questionários, embasados nas obras de Viola Spolin, Ricardo Japiassu, Maria Lucia Pupo e Ingrid Koudela, esse estudo destaca a importância dos exercícios teatrais como uma importante metodologia para o desenvolvimento acadêmico, cultural e psicomotor dos discentes, bem como, proporciona a integração social dos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado da Rede Federal de Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.