Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E O PROCESSO DEREPRODUÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DOS/ASPROFISSIONAIS E GESTORES DA ESCOLA NAZINHA BARBOSA DAFRANCA

Palavra-chaves: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, ESCOLA, REPRODUÇÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48245
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 10183
    "titulo" => "O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E O PROCESSO DEREPRODUÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DOS/ASPROFISSIONAIS E GESTORES DA ESCOLA NAZINHA BARBOSA DAFRANCA"
    "resumo" => """
      O presente artigo é resultado de observações sistematizadas, através da experiência no\r\n
      projeto de extensão intitulado: O Programa Bolsa Família (PBF) e suas Condicionalidades na Educação: uma experiência na escola municipal Nazinha Barbosa da Franca, na cidade de João Pessoa, em\r\n
      2018, por alunas do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos\r\n
      propostos são: (I) analisar a compreensão dos profissionais e gestores sobre o Programa; e, (II) se o PBF é um\r\n
      instrumento de reprodução das condições sociais. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela observação direta, por\r\n
      meio de rodas de conversas, reuniões interdisciplinares entre os/as profissionais e gestores. A interpretação dos dados ocorreu à luz da teoria crítica, a fim de se revelar as tramas que envolvem a temática. Quanto aos dados obtidos, observa-se, que o PBF fortalece ações individuais, pontuais, direcionadas a atenções parciais junto aos/as beneficiários/as do referido programa. Assim, percebe-se que no âmbito da escola, o PBF é um instrumento de manutenção das condições estruturais e subjetivas dos sujeitos envolvidos, bem como, um elemento que induz uma visão passiva diante da realidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, ESCOLA, REPRODUÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID10183_08092018191659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELYANE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CELYANE SOUZA"
    "autor_email" => "celyanesouza1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48245
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 10183
    "titulo" => "O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF) E O PROCESSO DEREPRODUÇÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DOS/ASPROFISSIONAIS E GESTORES DA ESCOLA NAZINHA BARBOSA DAFRANCA"
    "resumo" => """
      O presente artigo é resultado de observações sistematizadas, através da experiência no\r\n
      projeto de extensão intitulado: O Programa Bolsa Família (PBF) e suas Condicionalidades na Educação: uma experiência na escola municipal Nazinha Barbosa da Franca, na cidade de João Pessoa, em\r\n
      2018, por alunas do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos\r\n
      propostos são: (I) analisar a compreensão dos profissionais e gestores sobre o Programa; e, (II) se o PBF é um\r\n
      instrumento de reprodução das condições sociais. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela observação direta, por\r\n
      meio de rodas de conversas, reuniões interdisciplinares entre os/as profissionais e gestores. A interpretação dos dados ocorreu à luz da teoria crítica, a fim de se revelar as tramas que envolvem a temática. Quanto aos dados obtidos, observa-se, que o PBF fortalece ações individuais, pontuais, direcionadas a atenções parciais junto aos/as beneficiários/as do referido programa. Assim, percebe-se que no âmbito da escola, o PBF é um instrumento de manutenção das condições estruturais e subjetivas dos sujeitos envolvidos, bem como, um elemento que induz uma visão passiva diante da realidade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, ESCOLA, REPRODUÇÃO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID10183_08092018191659.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELYANE SOUZA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CELYANE SOUZA"
    "autor_email" => "celyanesouza1@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo é resultado de observações sistematizadas, através da experiência no projeto de extensão intitulado: O Programa Bolsa Família (PBF) e suas Condicionalidades na Educação: uma experiência na escola municipal Nazinha Barbosa da Franca, na cidade de João Pessoa, em 2018, por alunas do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos propostos são: (I) analisar a compreensão dos profissionais e gestores sobre o Programa; e, (II) se o PBF é um instrumento de reprodução das condições sociais. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela observação direta, por meio de rodas de conversas, reuniões interdisciplinares entre os/as profissionais e gestores. A interpretação dos dados ocorreu à luz da teoria crítica, a fim de se revelar as tramas que envolvem a temática. Quanto aos dados obtidos, observa-se, que o PBF fortalece ações individuais, pontuais, direcionadas a atenções parciais junto aos/as beneficiários/as do referido programa. Assim, percebe-se que no âmbito da escola, o PBF é um instrumento de manutenção das condições estruturais e subjetivas dos sujeitos envolvidos, bem como, um elemento que induz uma visão passiva diante da realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.