O presente artigo é resultado de observações sistematizadas, através da experiência no
projeto de extensão intitulado: O Programa Bolsa Família (PBF) e suas Condicionalidades na Educação: uma experiência na escola municipal Nazinha Barbosa da Franca, na cidade de João Pessoa, em
2018, por alunas do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Os objetivos
propostos são: (I) analisar a compreensão dos profissionais e gestores sobre o Programa; e, (II) se o PBF é um
instrumento de reprodução das condições sociais. Quanto à metodologia utilizada, optou-se pela observação direta, por
meio de rodas de conversas, reuniões interdisciplinares entre os/as profissionais e gestores. A interpretação dos dados ocorreu à luz da teoria crítica, a fim de se revelar as tramas que envolvem a temática. Quanto aos dados obtidos, observa-se, que o PBF fortalece ações individuais, pontuais, direcionadas a atenções parciais junto aos/as beneficiários/as do referido programa. Assim, percebe-se que no âmbito da escola, o PBF é um instrumento de manutenção das condições estruturais e subjetivas dos sujeitos envolvidos, bem como, um elemento que induz uma visão passiva diante da realidade.