No Brasil, a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino é
uma realidade. No entanto, ainda nos deparamos com professores que se sentem inseguros e
ansiosos diante da possibilidade de receber crianças com necessidades especiais na sala de aula,
especialmente na disciplina de Química, que possui um grande apelo visual. Desta forma a
presente pesquisa tem como objetivo geral investigar as dificuldades que uma professora
iniciante de Química encontra no processo de ensino e aprendizagem com alunos com
deficiência visual inserida na rede regular de ensino. Optamos em relizar um estudo de caso
com abordagem qualitativa, utilizando uma entrevista semiestruturada como coleta de dados.
Os resultados mostraram as dificuldades encontradas pela professora em lecionar Química,
assim como as estratégias de ensino utilizada para facilita o processo de aprendizagem de alunos
com deficiência visual. Ao fim da pesquisa concluímos que os recém-formados, se deparam
com inúmeras dificuldades quando vão para sala de aula e encontram alunos deficientes. Além
disso, muitas escolas não oferecem condições físicas adequadas nem profissionais de apoio para
acolhimento destes alunos.