Esse estudo é um recorte dos resultados da pesquisa em uma Escola Municipal da cidade de Bom Jardim, no agreste de Pernambuco, executada no primeiro semestre de 2018, que se objetivou em estudar os obstáculos epistemológicos em relação a professores de matemática no Ensino do 3º ao 5º ano na Escola Municipal Dr. Moacir. Para isso, se utilizou como suporte teórico a teoria dos obstáculos epistemológicos proposta por Bachelard (1996) e ainda com estudos recentes como, Meier (2010) e Vasconcelos (2013) que aplicaram a teoria no contexto do Ensino Fundamental anos iniciais. E como percurso metodológico, foi realizado um estudo buscando um novo caminho através de um mecanismo realizado com quatro professores da Escola Municipal Dr. Moacir por meio de três etapas descritas na metodologia deste artigo. De fronte aos efeitos da pesquisa, resultou em que, em um curso de formação de professores teria que abranger em seus currículos um ambiente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e projetos de extensão na área de matemática que ofertassem abertura para o trabalho de discussão dos conceitos que estes futuros professores demonstram compreender.