Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DIÁLOGOS PERTINENTES

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa apresenta o processo de uma investigação científica e os resultados dela obtidos. Surgiu a partir da vivência da disciplina Alfabetização e Letramento, ministrada pela professora Drª. Marlene Maria Ogliari, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras, na UFRPE-UAG e teve como mote investigativo o seguinte problema: De que forma se aborda a consciência fonológica no processo de alfabetização, com vistas à aquisição do sistema de escrita alfabética? Os principais objetivos do trabalho foram analisar como se dá o processo de consciência fonológica e de escrita alfabética em turmas do 2ª ano do ensino fundamental, de uma escola pública; identificar desafios e possibilidades de trabalho quanto ao processo de apropriação da escrita alfabética.

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