RESUMO:
Este artigo apresenta os resultados acerca da investigação das crenças e experiências de dois professores de língua inglesa da escola I do Ensino Médio na rede estadual do município de Balsas-Ma. No Brasil a investigação das crenças é de grande relevância, destacando autores como: Barcelos (2004,2007, 2010), Silva (2005), Almeida Filho (2009) dentre outros. Por meio das pesquisas sobre crenças podemos compreender acerca da interação do professor em sala de aula com os alunos, como ele transmite determinado conteúdo, se há alguma dificuldade que impede de ministrar um assunto e ao mesmo tempo conhecer sobre o processo de ensino e aprendizagem. E ainda se tais crenças vêm sendo construídas desde o início de sua formação. Nesse sentido, refletindo acerca da formação do profissional de LE e de sua prática pedagógica, corroboramos com Bedran e Barbosa (2014) quando as autoras asseveram a relevância de uma prática reflexiva de maneira crítica e consciente, enfatizando o papel das crenças na formação do professor de língua estrangeira. Vale pontuar também, que as crenças atuam como um fator norteador da prática profissional, sendo considerada importante na LA principalmente no que se refere a aprendizagem de uma língua estrangeira. Sendo assim, a investigação das crenças e experiências de dois professores de língua inglesa da escola I do Ensino Médio na rede estadual do município é seminal, pois, justificamos que a formação do profissional de língua inglesa não encerra na graduação (DUTRA e MELLO,2014), a formação deve ser de forma contínua e priorizando uma prática reflexiva.
Palavras-Chave:RESUMO:
Este artigo apresenta os resultados acerca da investigação das crenças e experiências de dois professores de língua inglesa da escola I do Ensino Médio na rede estadual do município de Balsas-Ma. No Brasil a investigação das crenças é de grande relevância, destacando autores como: Barcelos (2004,2007, 2010), Silva (2005), Almeida Filho (2009) dentre outros. Por meio das pesquisas sobre crenças podemos compreender acerca da interação do professor em sala de aula com os alunos, como ele transmite determinado conteúdo, se há alguma dificuldade que impede de ministrar um assunto e ao mesmo tempo conhecer sobre o processo de ensino e aprendizagem. E ainda se tais crenças vêm sendo construídas desde o início de sua formação. Nesse sentido, refletindo acerca da formação do profissional de LE e de sua prática pedagógica, corroboramos com Bedran e Barbosa (2014) quando as autoras asseveram a relevância de uma prática reflexiva de maneira crítica e consciente, enfatizando o papel das crenças na formação do professor de língua estrangeira. Vale pontuar também, que as crenças atuam como um fator norteador da prática profissional, sendo considerada importante na LA principalmente no que se refere a aprendizagem de uma língua estrangeira. Sendo assim, a investigação das crenças e experiências de dois professores de língua inglesa da escola I do Ensino Médio na rede estadual do município é seminal, pois, justificamos que a formação do profissional de língua inglesa não encerra na graduação (DUTRA e MELLO,2014), a formação deve ser de forma contínua e priorizando uma prática reflexiva.