Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE DO PAPEL EDUCACIONAL NO CONTEXTO HISTÓRICO CAPITALISTA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CAPITALISMO, SOCIEDADE Comunicação Oral (CO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49207
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2068
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO PAPEL EDUCACIONAL NO CONTEXTO HISTÓRICO CAPITALISTA"
    "resumo" => "Historicamente a educação vem sendo utilizada como um instrumento de controle e de transmissão de valores pelas sociedades, propagando ideais em todos os períodos. A escola surgiu com o intuito de controlar determinadas classes, a partir desse fato, é perceptível a vinculação da educação ao capitalismo, tornando-a assim uma ferramenta desse sistema. Através de uma breve análise histórica desses fatores, será apresentado neste trabalho essa vinculação educacional e capitalista, como também, o meio que esse sistema vem se modificando e de como consequentemente ele se propaga na educação em praticamente todos os períodos históricos, atendendo as necessidades sociais das classes dominantes.  Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, identificando fatores e características que alteram os “caminhos” da educação ao longo da história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CAPITALISMO, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID3689_09092018184943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JOHN J. S. BRITO"
    "autor_email" => "jamersonbritobr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49207
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2068
    "inscrito_id" => 3689
    "titulo" => "UMA ANÁLISE DO PAPEL EDUCACIONAL NO CONTEXTO HISTÓRICO CAPITALISTA"
    "resumo" => "Historicamente a educação vem sendo utilizada como um instrumento de controle e de transmissão de valores pelas sociedades, propagando ideais em todos os períodos. A escola surgiu com o intuito de controlar determinadas classes, a partir desse fato, é perceptível a vinculação da educação ao capitalismo, tornando-a assim uma ferramenta desse sistema. Através de uma breve análise histórica desses fatores, será apresentado neste trabalho essa vinculação educacional e capitalista, como também, o meio que esse sistema vem se modificando e de como consequentemente ele se propaga na educação em praticamente todos os períodos históricos, atendendo as necessidades sociais das classes dominantes.  Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, identificando fatores e características que alteram os “caminhos” da educação ao longo da história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, CAPITALISMO, SOCIEDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA3_ID3689_09092018184943.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOHN JAMERSON DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JOHN J. S. BRITO"
    "autor_email" => "jamersonbritobr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Historicamente a educação vem sendo utilizada como um instrumento de controle e de transmissão de valores pelas sociedades, propagando ideais em todos os períodos. A escola surgiu com o intuito de controlar determinadas classes, a partir desse fato, é perceptível a vinculação da educação ao capitalismo, tornando-a assim uma ferramenta desse sistema. Através de uma breve análise histórica desses fatores, será apresentado neste trabalho essa vinculação educacional e capitalista, como também, o meio que esse sistema vem se modificando e de como consequentemente ele se propaga na educação em praticamente todos os períodos históricos, atendendo as necessidades sociais das classes dominantes. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisas bibliográficas, identificando fatores e características que alteram os “caminhos” da educação ao longo da história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.