ESTUDANTES LGBT NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: DA PERMANÊNCIA À RESISTÊNCIA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47341 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1771 "titulo" => "ESTUDANTES LGBT NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: DA PERMANÊNCIA À RESISTÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte da Monografia intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, 2017), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O trabalho analisa a categoria permanência, considerando a orientação sexual como uma variável relevante nas análises sobre os processos de inclusão/exclusão percebidos nos espaços educacionais (FERREIRA, 2015). Trazendo para o âmbito universitário, a problemática que se segue é saber qual a relação entre a condição de ser LGBT com as condições de permanência na universidade? Para tanto, adota-se a metodologia qualitativa, utilizando-se de dados estatísticos, questionário online e entrevistas semiestruturadas com estudantes LGBT do curso de Pedagogia - Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a fim de apreender processos de inclusão/exclusão vivenciados pelos interlocutores da pesquisa no âmbito universitário. A pesquisa fundamenta-se nas ideias de Bourdieu (1998) sobre a teoria do capital simbólico, cultural, social e econômico. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos estudantes LGBT para permanência na universidade estão atrelados às questões financeiras, e sentimento de rejeição e exclusão por atos preconceituosos. Contudo, apesar desse cenário, os estudantes vêm superando as dificuldades e atrelam essa superação à forte identificação pelo curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, ESTUDANTES LGBT, PERMANÊNCIA, RESISTÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID1771_28042018204235.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jaylsonbatysta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47341 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 54 "inscrito_id" => 1771 "titulo" => "ESTUDANTES LGBT NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO: DA PERMANÊNCIA À RESISTÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um recorte da Monografia intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, 2017), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O trabalho analisa a categoria permanência, considerando a orientação sexual como uma variável relevante nas análises sobre os processos de inclusão/exclusão percebidos nos espaços educacionais (FERREIRA, 2015). Trazendo para o âmbito universitário, a problemática que se segue é saber qual a relação entre a condição de ser LGBT com as condições de permanência na universidade? Para tanto, adota-se a metodologia qualitativa, utilizando-se de dados estatísticos, questionário online e entrevistas semiestruturadas com estudantes LGBT do curso de Pedagogia - Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a fim de apreender processos de inclusão/exclusão vivenciados pelos interlocutores da pesquisa no âmbito universitário. A pesquisa fundamenta-se nas ideias de Bourdieu (1998) sobre a teoria do capital simbólico, cultural, social e econômico. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos estudantes LGBT para permanência na universidade estão atrelados às questões financeiras, e sentimento de rejeição e exclusão por atos preconceituosos. Contudo, apesar desse cenário, os estudantes vêm superando as dificuldades e atrelam essa superação à forte identificação pelo curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "UNIVERSIDADE, ESTUDANTES LGBT, PERMANÊNCIA, RESISTÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID1771_28042018204235.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAILSON BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAILSON" "autor_email" => "jaylsonbatysta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }