Este artigo apresenta um recorte da Monografia intitulada “Os desafios da Permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo” (SANTOS, 2017), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O trabalho analisa a categoria permanência, considerando a orientação sexual como uma variável relevante nas análises sobre os processos de inclusão/exclusão percebidos nos espaços educacionais (FERREIRA, 2015). Trazendo para o âmbito universitário, a problemática que se segue é saber qual a relação entre a condição de ser LGBT com as condições de permanência na universidade? Para tanto, adota-se a metodologia qualitativa, utilizando-se de dados estatísticos, questionário online e entrevistas semiestruturadas com estudantes LGBT do curso de Pedagogia - Educação do Campo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a fim de apreender processos de inclusão/exclusão vivenciados pelos interlocutores da pesquisa no âmbito universitário. A pesquisa fundamenta-se nas ideias de Bourdieu (1998) sobre a teoria do capital simbólico, cultural, social e econômico. Os resultados apontaram que os desafios enfrentados pelos estudantes LGBT para permanência na universidade estão atrelados às questões financeiras, e sentimento de rejeição e exclusão por atos preconceituosos. Contudo, apesar desse cenário, os estudantes vêm superando as dificuldades e atrelam essa superação à forte identificação pelo curso.