O USO PEDAGÓGICO DA VÍDEOAULA COMO FERRAMENTA
AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS
AULAS DE CIÊNCIAS NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA
ESCOLA TIA LICINHA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48399 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 11093 "titulo" => """ O USO PEDAGÓGICO DA VÍDEOAULA COMO FERRAMENTA\r\n AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS\r\n AULAS DE CIÊNCIAS NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA\r\n ESCOLA TIA LICINHA. """ "resumo" => "Levando em consideração o atual contexto educacional no qual as tecnologias digitais têm adentrado o ambiente escolar, nota-se que, é preciso desenvolver novas formas de ensinar e aprender em face das exigências impostas pela contemporaneidade. Os novos artefatos culturais à disposição da sociedade e, claro, dos professores e alunos, têm trazido uma nova tônica ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, este artigo científico buscou estudar e consequentemente, analisar se a videoaula atua como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Ciências no 3 ano do ensino fundamental I na Escola Tia Licinha – Itarantim Ba. Comprovar a importância desta ferramenta como prática pedagógica a fim de incrementar e aprimorar o ato de ensinar e aprender foi o foco deste estudo. Além desses aspectos, este estudo também analisou a percepção dos professores quanto à importância da videoaula como ferramenta pedagógica, se eles utilizam ou não recursos audiovisuais, e, por fim, quais os benefícios obtidos com a utilização da videoaula como ferramenta pedagógica. Para a realização desta produção científica, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa na escola Tia Licinha, na cidade de Itarantim, no estado da Bahia, bem como a criação de uma mídia - videoaula da disciplina Ciências, cujo tema foi Cuidados com o Solo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VIDEOAULA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, PROFESSORES, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID11093_17092018211013.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE XAVIER DANTAS LEONARDO" "autor_nome_curto" => "GISELLE XAVIER D LEONARDO" "autor_email" => "pecuariaboavista@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48399 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4317 "inscrito_id" => 11093 "titulo" => """ O USO PEDAGÓGICO DA VÍDEOAULA COMO FERRAMENTA\r\n AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS\r\n AULAS DE CIÊNCIAS NO 3 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA\r\n ESCOLA TIA LICINHA. """ "resumo" => "Levando em consideração o atual contexto educacional no qual as tecnologias digitais têm adentrado o ambiente escolar, nota-se que, é preciso desenvolver novas formas de ensinar e aprender em face das exigências impostas pela contemporaneidade. Os novos artefatos culturais à disposição da sociedade e, claro, dos professores e alunos, têm trazido uma nova tônica ao processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, este artigo científico buscou estudar e consequentemente, analisar se a videoaula atua como ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem nas aulas de Ciências no 3 ano do ensino fundamental I na Escola Tia Licinha – Itarantim Ba. Comprovar a importância desta ferramenta como prática pedagógica a fim de incrementar e aprimorar o ato de ensinar e aprender foi o foco deste estudo. Além desses aspectos, este estudo também analisou a percepção dos professores quanto à importância da videoaula como ferramenta pedagógica, se eles utilizam ou não recursos audiovisuais, e, por fim, quais os benefícios obtidos com a utilização da videoaula como ferramenta pedagógica. Para a realização desta produção científica, foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa na escola Tia Licinha, na cidade de Itarantim, no estado da Bahia, bem como a criação de uma mídia - videoaula da disciplina Ciências, cujo tema foi Cuidados com o Solo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "VIDEOAULA, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, PROFESSORES, RECURSOS AUDIOVISUAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID11093_17092018211013.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE XAVIER DANTAS LEONARDO" "autor_nome_curto" => "GISELLE XAVIER D LEONARDO" "autor_email" => "pecuariaboavista@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }