Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANEMIA FERROPRIVA E SEU REFLEXO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS

Palavra-chaves: ANEMIA FERROPRIVA, COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM, CRIANÇAS, CRIANÇAS Pôster (PO) GT 09. Educação Infantil
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A anemia ferropriva é um dos principais problemas de saúde pública mundial, chegando a afetar mais de um quarto da população mundial, acometendo principalmente crianças menores de cinco anos. Em escolares é particularmente deletéria, pois crianças anêmicas apresentam sonolência durante as atividades e com isso a sua atenção fica prejudicada levando ao baixo rendimento escolar. Esta revisão de literatura tem como objetivo principal, investigar e apresentar a relação entre a anemia ferropriva e seu reflexo no processo de ensino-aprendizagem em crianças, sendo realizada por meio de levantamento de artigos científicos entre o período de 1998 a 2018. A busca bibliográfica foi realizada em estudos indexados nas bases de dados nacionais e internacionais. Os descritores utilizados foram: “Anemia ferropriva”, “Cognição”, “Aprendizagem”, “Crianças” e “Escolares”. Na busca inicial foram identificados 78 estudos, quando incluso o critério de elegibilidade, resultou em 11 estudos, sendo selecionados três artigos para compor o escopo teórico. Crianças anêmicas apresentam um retardo no desenvolvimento neuromotor que mesmo após um tratamento prolongado, não se obtém melhora no quadro instalado. Na idade escolar, estudos têm demonstrado alterações nas funções cognitivas, com déficit no Quociente de Inteligência (QI) e nos testes de linguagem. A anemia por deficiência de ferro foi ainda negativamente associada ao comportamento em sala de aula, ao aprendizado e ao desempenho em teste de QI, com déficit de atenção e menor rendimento escolar. Os estudos demonstram uma forte relação entre anemia ferropriva na infância e prejuízos na cognição das mesmas, o que pode refletir no processo ensino-aprendizagem.

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