Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO IFPE: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA CARTOGRAFIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo tem como objetivo geral compreender o ensino da Cartografia, a partir da prática pedagógica dos estudantes estagiários do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE. O interesse pelo tema justifica-se pelo fato da literatura nos indicar que existe uma considerável dificuldade dos professores trabalharem a Cartografia no ensino da Geografia na educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, adotou-se o estudo de caso como método. A abordagem utilizada foi do tipo qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida na EREM Professora Maria do Carmo Pinto Ribeiro, que fica localizada no bairro de Jardim Paulista, no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Foram analisadas cinco (05) aulas de cada estagiário no ensino médio. As análises das aulas foram feitas através de observações assistemáticas. Foram aplicadas, também, entrevistas semiestruturadas com os estagiários. Além disso, foram analisados o projeto político pedagógico do curso de Licenciatura em Geografia do IFPE – Campus Recife e a ementa do componente curricular Cartografia Básica desse curso. Compreendeu-se que as práticas pedagógicas dos estagiários possuem pouca criticidade, dinâmica e atratividade. Concebeu-se também que, a articulação da Cartografia aos conteúdos de Geografia é realizada, mas geralmente parece ser considerada uma ferramenta de ensino limitada ao mapa e ao conceito de localização, sobretudo. Diante do exposto, esta pesquisa aponta para uma necessidade de reflexão a respeito do ensino das disciplinas pedagógicas e, sobretudo, da Cartografia Básica. Diante disso, sugere-se aos saberes específicos e pedagógicos do referido curso, ensinar a ensinar a Geografia escolar.

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