Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS POR MEIO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA COMO SUGESTÃO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Quando se trabalha as noções geométricas com os estudantes do ensino fundamental, há uma contribuição para a aprendizagem de números e medidas, pois as crianças são estimuladas a observar, perceber semelhanças e diferenças entre objetos. Ademais, se o trabalho for feito por meio de materiais didáticos físicos, através de tecnologias, as aprendizagens são mais eficazes, pois muitas vezes os estudantes têm dificuldade em aprender Geometria Espacial por não conseguirem visualizar em 3 dimensões e os professores se deparam com o desafio de ensinar esse importante conteúdo para seus alunos. A prototipagem rápida pode ser uma ferramenta eficaz para sanar essas dificuldades em sala de aula. Ela é utilizada para a fabricação de objetos físicos gerados a partir de modelagens feitas em programas computacionais. Há diversas técnicas diferentes de prototipagem rápida disponíveis comercialmente, mas o foco nesse artigo será o corte a laser, que corta materiais com alta precisão. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, espera-se que o aluno perceba e indique características de figuras espaciais e planas, associe as figuras tridimensionais às suas planificações e vice-versa. Os recursos didáticos têm a finalidade de dar suporte e servir de mediadores entre o professor, o aluno e o conhecimento, facilitando assim, esse processo de ensino e aprendizagem.

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