Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo trata-se de um ensaio que explicita a influência didática da interdisciplinaridade no processo ensino aprendizagem de Química no Ensino Médio e a importância de sua inserção na construção do conhecimento e na renovação da prática pedagógica de professores em sala de aula. Esse estudo tem origem numa revisão da literatura sobre a temática em questão e busca responder ao apelo que se faz a escola para com o uso da interdisciplinaridade como eixo metodológico e a desconstrução da resistência por parte dos docentes em exercício em não evidencia-la como prática pedagógica. Portanto, encontramos referência à Interdisciplinaridade nas políticas públicas da Educação Brasileira. Para essa finalidade, a resposta a essas perguntas tem origem na contribuição de estudiosos que tratam acerca da Interdisciplinaridade e da Formação Docente no âmbito da Educação, ampliando, assim, a interação entre professores e alunos sem perder a especificidade da temática em estudo. A Interdisciplinaridade, de um modo geral, ainda se constitui em um conceito polivalente quanto ao campo de sua emergência de sentido e às aplicações práticas de suas apostas. A Interdisciplinaridade, como o próprio conceito recomenda, não anula as disciplinas, mas pede que as mesmas dialoguem entre si numa perspectiva educacional em busca de inovação. Essa atitude de buscar respostas via revisão literária marcou fortemente a intenção que tivemos, que desde então, põe as questões da Interdisciplinaridade em permanente discussão e revisão, com o propósito de construir-lhe um conceito e, principalmente, pensá-la como atitude pedagógica, comprometida em superar a fragmentação do conhecimento escolar.

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