Refletir sobre a educação é algo bastante pertinente e as novas formas de como o ser humano interage com o mundo, as relações políticas, sociais e econômicas exigem uma reflexão sobre o ensino. Neste artigo, nos deteremos em apresentar reflexões sobre o ensino de literatura, que pode em algumas situações, se apresentar de forma fragmentada e superficial, ocasionando o seu impasse no âmbito escolar. Diante desta realidade, o referente artigo expõe algumas possibilidades de se trabalhar textos literários em sala de aula e assim contribuir para uma melhoria na recepção dos mesmos. Este trabalho foi fundamentado nos estudos de autores como, Zilberman (1990), Segabinazi (2015), Barbosa (2011), Cosson (2016) e entre outros. A proposta de refletir sobre possíveis metodologias de ensino-aprendizagem de literatura, favorece ao professor uma ampliação de suas práticas pedagógicas e consequentemente um trabalho mais participativo e dialógico com os alunos. É importante destacar que essa reflexão deve ser simultânea entre escola, professores e alunos. Portanto, pode-se observar que diante das dificuldades identificadas no processo de inserção dos textos literários no ambiente de aprendizagem, é possível desenvolver atividades que incentivem a formação crítica e social do aluno dentro e fora do contexto escolar.