O RPG consiste em um jogo de interpretação de papeis em que o jogador cria as características de seu personagem e mergulha em um cenário fictício para resolver um problema ou aventura. Sabendo que esse jogo é dinâmico, tem se utilizado o RPG de mesa como forma de ensino no âmbito escolar, geralmente para fixar conteúdos. Dessa forma, a presente pesquisa propõe avaliar se o RPG é uma ferramenta viável para ser usada em aulas de Ciências no ensino fundamental. A pesquisa foi realizada no ensino fundamental. A turma foi selecionada, dividida em dois grupos, o controle e o induzido. O grupo controle teve uma aula teórica sobre artrópodes e o grupo induzido teve que participar do RPG que também trabalhava o mesmo conteúdo. Ao fim da aula, ambos os grupos resolveram um questionário. Os questionários foram analisados sendo evidenciadas as médias, desvio padrão e depois submetidas ao Test-t para comparação entre grupos. Os resultados evidenciam que o houve diferença estatística com o grupo Induzido apresentando melhor desempenho que o grupo controle. Portanto, o insulto RPG ao invés da aula teórica serviu como uma ferramenta eficiente no aprendizado, de forma que despertou comportamentos de concentração e entusiasmo nos alunos, além disso, os ajudou na capacidade de argumentação ao responderem as perguntas do mestre do jogo e a desenvolverem um pensamento mais crítico.