Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
0 of 0
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46756 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 3149 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO\r\n FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES """ "resumo" => "Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo.Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3149_07092018234029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM" "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46756 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1685 "inscrito_id" => 3149 "titulo" => """ CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DE ENSINO\r\n FUNDAMENTAL SOBRE OS ARTRÓPODES """ "resumo" => "Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo.Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes " "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, ENSINO FUNDAMENTAL, ARTRÓPODES, ENSINO DE ZOOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3149_07092018234029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM" "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as concepções de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre os Artrópodes. Estes animais possuem inúmeros representantes e são bastante conhecidos pela população, interagindo positivamente e negativamente. A pesquisa foi executada numa turma do 7º Ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi entregue aos estudantes uma folha de papel A4 e solicitado que escrevessem o que entendem por Artrópodes. Posteriormente, foi iniciada uma aula expositiva dialogada abordando os conteúdos sobre este grupo. Logo após foi construído um mapa conceitual com o auxílio dos educandos, como forma de revisão do tema trabalhado. Posteriormente, foram apresentados alguns espécimes representantes dos artrópodes, fixados em álcool, para entender a morfologia destes animais. Finalizando, solicitamos novamente que escrevessem a resposta da pergunta inicial da aula. A pesquisa compreendeu 29 estudantes e suas respostas a pergunta inicial foram divididas em cinco categorias: Não sabe (32%), Exemplos (21%), Aranha (10%), Insetos (7%) e Sem coluna vertebral (6%). Já 24% deixaram a pergunta inicial em branco. Finalmente, após a ministração da aula, solicitamos aos estudantes que respondessem à pergunta novamente. A partir delas pudemos dividir em três categorias: Características (28%), Exemplos (24%) e Origem do nome (17%). Ainda 31% dos estudantes não responderam. Percebemos que a grande maioria conseguiu deter boa percepção sobre os artrópodes, vez que puderam atribuir com o grupo no momento final da atividade. É preciso repensar propostas de ensino para conteúdos da Zoologia, evitando uso de metodologias tradicionais, buscando ferramentas que possam contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.