A democracia e, consequentemente, a gestão democrática na educação, não se originam no interior da escola. No entanto, são postos como campo privilegiado de intervenções política e ideológica e trazem na sua essência pedagógica a possibilidade de construção de novos paradigmas e práticas que priorizem a via democrática no espaço escolar e, sociedade. O processo de gestão democrática constrói-se na correlação das forças políticas colocando o bem comum em primeiro plano. Quando a compreensão de que os processos de aprender e pensar estão ligados a democracia, poderemos assim entender na partilha da vida comum e sua contribuição sendo necessária e única. Faz-se necessário a recuperação da escolar para um ambiente de efetivas discussões e debates para que sejam repensadas ações pedagógicas e administrativas vivenciadas no âmbito escolar. No entanto, sabemos que há um longo caminho a percorrer, o que exige de nós, professores, uma ação mais efetiva, ou seja, sair da zona de conforto, da espera do milagre, enfrentar desafios na busca de uma Gestão que priorize a educação como veículo para se alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.