Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO: DO ETHOS MILITAR AO AGIR PEDAGÓGICO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1959)

Palavra-chaves: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ETHOS MILITAR, REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO Pôster (PO) GT 03. História da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45593
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2180
    "inscrito_id" => 8835
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO: DO ETHOS MILITAR AO AGIR PEDAGÓGICO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1959)"
    "resumo" => "Em meados do século XX, o professor de Educação Física, ao mesmo tempo em que se viu em um processo de construção da sua figura enquanto “ser docente”, percebeu que a realidade educacional a qual deveria atuar também se transformava. Tais configurações imaginárias nos modos de ser, pensar e agir na docência foram retratadas nas páginas de um periódico impresso pelo Exército, a Revista de Educação Física. Através do trabalho fundamentado nos usos da abordagem qualitativa, sob o método historiográfico e a pesquisa documental, buscar-se-á, por meio de indícios, analisar os discursos presentes nesse periódico durante os anos de 1932 e 1959 para confirmar a ideia da construção da imagem do “ser docente” na Educação Física escolar como resultado de um processo que envolvia o ethos militar, a apropriação de novas racionalidades e sensibilidades acerca da Educação Física e as novas perspectivas na formação e relação docente com os novos códigos e saberes para o corpo escolarizado. Como primeiras observações conclusivas, pode-se dizer que na Revista, houve uma ligação dos articulistas com a necessidade formativa dos professores através da circulação de saberes. Tal formação acabava por se constituir num processo que possibilitava a mediação entre os interesses externos e as práticas internas à educação, permitindo o tratamento dos aspectos físicos, epistemológicos, técnicos e pedagógicos da área em articulação com seus problemas concretos, valorizando não apenas a transição desses saberes como os processos de produção de conhecimentos construídos no trabalho docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ETHOS MILITAR, REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID8835_09092018215821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO MARQUES"
    "autor_email" => "fab.mb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45593
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2180
    "inscrito_id" => 8835
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO EXÉRCITO BRASILEIRO: DO ETHOS MILITAR AO AGIR PEDAGÓGICO NA REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA (1932-1959)"
    "resumo" => "Em meados do século XX, o professor de Educação Física, ao mesmo tempo em que se viu em um processo de construção da sua figura enquanto “ser docente”, percebeu que a realidade educacional a qual deveria atuar também se transformava. Tais configurações imaginárias nos modos de ser, pensar e agir na docência foram retratadas nas páginas de um periódico impresso pelo Exército, a Revista de Educação Física. Através do trabalho fundamentado nos usos da abordagem qualitativa, sob o método historiográfico e a pesquisa documental, buscar-se-á, por meio de indícios, analisar os discursos presentes nesse periódico durante os anos de 1932 e 1959 para confirmar a ideia da construção da imagem do “ser docente” na Educação Física escolar como resultado de um processo que envolvia o ethos militar, a apropriação de novas racionalidades e sensibilidades acerca da Educação Física e as novas perspectivas na formação e relação docente com os novos códigos e saberes para o corpo escolarizado. Como primeiras observações conclusivas, pode-se dizer que na Revista, houve uma ligação dos articulistas com a necessidade formativa dos professores através da circulação de saberes. Tal formação acabava por se constituir num processo que possibilitava a mediação entre os interesses externos e as práticas internas à educação, permitindo o tratamento dos aspectos físicos, epistemológicos, técnicos e pedagógicos da área em articulação com seus problemas concretos, valorizando não apenas a transição desses saberes como os processos de produção de conhecimentos construídos no trabalho docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 03. História da Educação"
    "palavra_chave" => "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ETHOS MILITAR, REVISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO EXÉRCITO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA3_ID8835_09092018215821.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MARQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO MARQUES"
    "autor_email" => "fab.mb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Em meados do século XX, o professor de Educação Física, ao mesmo tempo em que se viu em um processo de construção da sua figura enquanto “ser docente”, percebeu que a realidade educacional a qual deveria atuar também se transformava. Tais configurações imaginárias nos modos de ser, pensar e agir na docência foram retratadas nas páginas de um periódico impresso pelo Exército, a Revista de Educação Física. Através do trabalho fundamentado nos usos da abordagem qualitativa, sob o método historiográfico e a pesquisa documental, buscar-se-á, por meio de indícios, analisar os discursos presentes nesse periódico durante os anos de 1932 e 1959 para confirmar a ideia da construção da imagem do “ser docente” na Educação Física escolar como resultado de um processo que envolvia o ethos militar, a apropriação de novas racionalidades e sensibilidades acerca da Educação Física e as novas perspectivas na formação e relação docente com os novos códigos e saberes para o corpo escolarizado. Como primeiras observações conclusivas, pode-se dizer que na Revista, houve uma ligação dos articulistas com a necessidade formativa dos professores através da circulação de saberes. Tal formação acabava por se constituir num processo que possibilitava a mediação entre os interesses externos e as práticas internas à educação, permitindo o tratamento dos aspectos físicos, epistemológicos, técnicos e pedagógicos da área em articulação com seus problemas concretos, valorizando não apenas a transição desses saberes como os processos de produção de conhecimentos construídos no trabalho docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.