Em meados do século XX, o professor de Educação Física, ao mesmo tempo em que se viu em um processo de construção da sua figura enquanto “ser docente”, percebeu que a realidade educacional a qual deveria atuar também se transformava. Tais configurações imaginárias nos modos de ser, pensar e agir na docência foram retratadas nas páginas de um periódico impresso pelo Exército, a Revista de Educação Física. Através do trabalho fundamentado nos usos da abordagem qualitativa, sob o método historiográfico e a pesquisa documental, buscar-se-á, por meio de indícios, analisar os discursos presentes nesse periódico durante os anos de 1932 e 1959 para confirmar a ideia da construção da imagem do “ser docente” na Educação Física escolar como resultado de um processo que envolvia o ethos militar, a apropriação de novas racionalidades e sensibilidades acerca da Educação Física e as novas perspectivas na formação e relação docente com os novos códigos e saberes para o corpo escolarizado. Como primeiras observações conclusivas, pode-se dizer que na Revista, houve uma ligação dos articulistas com a necessidade formativa dos professores através da circulação de saberes. Tal formação acabava por se constituir num processo que possibilitava a mediação entre os interesses externos e as práticas internas à educação, permitindo o tratamento dos aspectos físicos, epistemológicos, técnicos e pedagógicos da área em articulação com seus problemas concretos, valorizando não apenas a transição desses saberes como os processos de produção de conhecimentos construídos no trabalho docente.