Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, JOGO, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48383
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 4761
    "titulo" => "O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive.  O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático  requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, JOGO, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4761_04092018092954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY DE OLIVEIRA SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "SUELY OLIVEIRA"
    "autor_email" => "suely_oliver04@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48383
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 4761
    "titulo" => "O USO DO JOGO CARA PERIÓDICA COMO RECURSO AUXILIADOR NO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive.  O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático  requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, JOGO, TABELA PERIÓDICA, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID4761_04092018092954.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUELY DE OLIVEIRA SOUSA "
    "autor_nome_curto" => "SUELY OLIVEIRA"
    "autor_email" => "suely_oliver04@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive. O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.