Este trabalho apresenta uma análise do jogo que pode ser utilizado em sala de aula por professores de química. Para tanto, foi elaborado um instrumento que buscava motivar e instigar o aluno, para que este não se prenda apenas a memorização de conteúdos que foram estudados em sala de aula e que não aconteça apenas uma aprendizagem teórica idealizada apenas no ambiento escolar, mas que através do jogo o aluno explore seu saber e compartilhe no meio em que vive. O objetivo do artigo foi analisar se esta ferramenta é realmente eficaz posta em pratica, como relatadas nas teorias pesquisadas. O presente trabalho buscou através de questionários e entrevista aplicados para o discentes compreender sua eficácia e possibilidade de aproximação do conteúdo Tabela Periódica com seu cotidiano. Ao realizar essa análise, percebeu-se que o jogo também reparou algumas dificuldades, deixando o conhecimento ser algo construtivo e não apenas unidirecional.Além disso, pode ser um importante auxiliador no processo de ensino-aprendizagem, e que esse material didático requer um espaço na pratica pedagógica dos docentes, acreditamos também que este, desenvolva além da cognição, outras habilidades, como desenvolvimento na resolução de problemas, argumentação e interação social.