Os métodos de ensino de ciências assim como as estratégias de aprendizagem tem sido tema central de muitas discussões no ambiente escolar, principalmente para desmistificar o conhecimento popular que é repassado a cada geração. Os mitos e histórias criadas por décadas e repassadas para as crianças como cultura, prejudicam o aprendizado dos alunos, visto que, certos mitos vão de encontro com uma realidade totalmente diferente do que se aprende. Os morcegos são um exemplo deste tipo de mito. Diferente do que se é repassado pelo conhecimento popular como animais maléficos, são os únicos mamíferos com capacidade de vôo, em sua maioria apresentam os hábitos frugíveros, insetívoros e desempenhando um importante papel ecológico na natureza tais como polinizadores e dispersores de sementes. Diante da preocupação de como a população veem esses animais equivocadamente como vampiros sugadores de sangue o objetivo desse trabalho foi avaliar os conhecimentos dos alunos sobre morcegos e verificar a eficácia da atividade lúdica como ferramenta didática para auxiliar a construção de uma aprendizagem de qualidade sobre esses animais. A pesquisa foi realizada no colégio Sant ‘Anna, situado no município de Bom Jardim-PE, em uma sala do 8º ano do ensino fundamental II, com a participação de 10 alunos com faixa etária entre 12 a 13 anos de idade. Inicialmente foi ministrada uma aula expositiva apresentando os conceitos sobre os morcegos e seus hábitos na natureza, sua importância para o meio ambiente e os problemas que podem trazer para o ser humano. Após a aula teórica, foi aplicado um primeiro questionário com 06 perguntas de múltipla escolha relacionadas ao tema abordado em sala, com objetivo de analisar seus conhecimentos obtidos através da mesma. Em seguida foi realizada uma atividade lúdica adaptada ao jogo da memória com imagens e características dos morcegos. E por fim foi aplicado um segundo questionário com a finalidade de verificar se houve melhoria na aprendizagem dos alunos. Após a avaliação dos questionários, foi possível perceber um maior número de acertos as questões quando comparada ao primeiro questionário. Houve uma melhor percepção dos alunos sobre os morcegos, de que são animais com um importante papel ecológico no meio ambiente e que em sua maioria não trazem grandes riscos para a população.