O ESTÍMULO DA FAMÍLIA E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA EDUCANDA COM SÍNDROME DE DOWN
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48091 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 5709 "titulo" => "O ESTÍMULO DA FAMÍLIA E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA EDUCANDA COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "Aspectos psicoafetivos são de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem e através do estímulo adequado, respeitando as limitações e tempo de aprendizagem, pode-se obter resultados positivos no processo de aprendizagem de qualquer educando, independente de suas dificuldades. Neste sentido a pesquisa foi instigada a partir da problemática: quais são os métodos aplicados pelos pais de uma aluna com Síndrome de Down para desenvolver sua aprendizagem? Na busca por conhecer essas metodologias e como ocorre o processo de aprendizagem dessa educanda, objetivou-se descrever como a família pode atuar para facilitar o processo de aprendizagem da pessoa com síndrome de Down e para isso foi necessário descrever as metodologias empregadas pela família e como à pessoa com Down pode ser estimulada a aprender os conteúdos curriculares. Trata-se de um estudo de caso focado em uma educanda com Síndrome de Down. Para conhecer a realidade, o cotidiano, quais são os estímulos oferecidos e como ocorre o processo de aprendizagem dessa educanda, os seus pais foram entrevistados e os relatos são abordados de forma qualitativa. Verificou-se que dentre as metodologias adotadas, os pais relataram que sempre estimulavam a educanda a responder vários exercícios de matemática, faziam dramatizações com contextos históricos e sempre que tinham a oportunidade discutiam assuntos acadêmicos trazendo para a prática do dia-a-dia. Isso denota que os pais sempre acreditaram na potencialidade de sua filha com Down e por isso a estimularam através de diversas metodologias a desenvolver suas habilidades, superar suas limitações e obter autonomia e uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, POTENCIALIDADES, SUPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5709_22082018080714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA DA MOTA ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "XÊNIA" "autor_email" => "xeniamota32@gmail.com" "autor_ies" => "THE GRENDAL COLLEGE AND UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48091 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 788 "inscrito_id" => 5709 "titulo" => "O ESTÍMULO DA FAMÍLIA E A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE UMA EDUCANDA COM SÍNDROME DE DOWN" "resumo" => "Aspectos psicoafetivos são de fundamental importância no processo de ensino e aprendizagem e através do estímulo adequado, respeitando as limitações e tempo de aprendizagem, pode-se obter resultados positivos no processo de aprendizagem de qualquer educando, independente de suas dificuldades. Neste sentido a pesquisa foi instigada a partir da problemática: quais são os métodos aplicados pelos pais de uma aluna com Síndrome de Down para desenvolver sua aprendizagem? Na busca por conhecer essas metodologias e como ocorre o processo de aprendizagem dessa educanda, objetivou-se descrever como a família pode atuar para facilitar o processo de aprendizagem da pessoa com síndrome de Down e para isso foi necessário descrever as metodologias empregadas pela família e como à pessoa com Down pode ser estimulada a aprender os conteúdos curriculares. Trata-se de um estudo de caso focado em uma educanda com Síndrome de Down. Para conhecer a realidade, o cotidiano, quais são os estímulos oferecidos e como ocorre o processo de aprendizagem dessa educanda, os seus pais foram entrevistados e os relatos são abordados de forma qualitativa. Verificou-se que dentre as metodologias adotadas, os pais relataram que sempre estimulavam a educanda a responder vários exercícios de matemática, faziam dramatizações com contextos históricos e sempre que tinham a oportunidade discutiam assuntos acadêmicos trazendo para a prática do dia-a-dia. Isso denota que os pais sempre acreditaram na potencialidade de sua filha com Down e por isso a estimularam através de diversas metodologias a desenvolver suas habilidades, superar suas limitações e obter autonomia e uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "METODOLOGIAS DE ENSINO, POTENCIALIDADES, SUPERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID5709_22082018080714.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "XÊNIA DA MOTA ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "XÊNIA" "autor_email" => "xeniamota32@gmail.com" "autor_ies" => "THE GRENDAL COLLEGE AND UNIVERSITY" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }