Este estudo teve como principal objetivo identificar as contribuições metodológicas com relação à matemática escolar a partir da elaboração de atividades que visam à assimilação da aprendizagem de conteúdos básicos do eixo Números. Para isso nos baseamos em alguns autores como Talizina (2000), Farias, Azeredo e Rêgo (2010), bem como em documentos oficiais (BRASIL, 2013; 2017; Paraiba, 2010) onde utilizamos atividades baseadas nos conceitos de adição discutidas em livros didáticos, textos e material concreto. No período da pesquisa foram utilizadas atividades de que priorizavam a leitura, a escrita e o cálculo de adição/subtração com apoio de materiais concretos no intuito de que as crianças internalizem os conceitos das operações apresentados. A metodologia desta pesquisa foi de cunho qualitativo. Os sujeitos participantes foram 24 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em uma escola pública no município de João Pessoa - Paraíba. O período de investigação de campo ocorreu nos meses de julho e agosto de 2018. Neste momento realizamos diversas tarefas envolvendo conceitos de leitura, escrita e cálculo de anos anteriores. Podemos afirmar que os resultados obtidos neste estudo foram satisfatórios, pois constatamos que houve uma evolução de cunho conceitual, procedimental e atitudinal dos participantes ao demonstrarem melhor desenvoltura na realização das tarefas, concentração e atenção no trabalho desenvolvido.