Este trabalho propõe a discutir sobre as Tertúlias Dialógicas Literárias no universo da literatura clássica como estratégia capaz de aflorar nos discentes a leitura e possibilitar a construção de novos sentidos, partindo do diálogo igualitário na sala de aula, proporcionando a autoformação do leitor de maneira proficiente. A pesquisa foi realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio, numa escola em tempo integral, localizada no município de Icó, Ceará. As TDL são utilizadas uma vez por semana em aulas geminadas e são intensificadas ainda mais por meio das células de aprendizagem cooperativa. O principal questionamento no cenário pesquisado é: com que intensidade as Tertúlias Dialógicas Literárias e a Literatura Clássica podem potencializar as práticas de leitura no processo de ensino e aprendizagem igualitário? Com o intuito de desenvolvermos uma investigação detalhada acerca da questão norteadora, buscaremos caracterizar as práticas de leitura desenvolvidas no ambiente escolar; conhecer as metodologias utilizadas nas Tertúlias Dialógicas Literárias e o quanto elas podem contribuir para a autoformação do aluno; e auxiliar na (re)construção de sentidos para a leitura como atividade social, cultural e educativa, de direito de todos. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo bibliográfico e participante, de natureza aplicada, que utiliza o método dedutivo, com objetivo exploratório e explicativo, e abordagens qualitativa e quantitativa. Esta pesquisa, indubitavelmente, beneficiará o processo de ensino e aprendizagem no desenvolvimento das competências leitora e escritora, já que pode promover a autoformação do leitor literário por meio de atividades voltadas à (re)construção da palavra humanizadora.