Analisar a didática do Tutor a Distância, o qual realiza papel de professor do início ao fim do curso é importante, principalmente nas fases iniciais das primeiras disciplinas. Justificada pela necessidade de saber se as ações do tutor a distância estão de acordo com as especificações estabelecidas e se o mesmo tem realizado um bom trabalho, onde se espera obter um retorno positivo, principalmente no que se refere a minimização do risco de evasão em Universidades que conduz essa modalidade de ensino. Com isso, objetiva-se analisar o trabalho do Professor Tutor a Distância do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino do IFRR. Metodologicamente esta pesquisa está caracterizada como pesquisa de campo e sua abordagem caracteriza-se como pesquisa quantitativa. O público alvo totalizou aproximadamente 180 cursistas dos 5 municípios, sendo eles: Boa Vista, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Rorainópolis. Diante dos conceitos apresentados, os quais foram mais pontuados como conceitos “Bom” e “Ótimo”, considera-se a atuação na realização do trabalho do Professor Tutor a Distância como SATISFATÓRIA. Ter obtido um índice acima da média de 90% é reflexo de uma tutoria que já tinha experiencia na condução de outros cursos ofertados dentro do IFRR. Por isso, preparar e selecionar quando possível tutores com experiência é uma estratégia essencial para a condução e não evasão dentro dos cursos ofertados na modalidade em EAD.