Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADOLESCÊNCIA EM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO E SUPERDIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ.

Palavra-chaves: ADOLESCÊNCIA, GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO, SUPERDIVERSIDADE, SUPERDIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46235
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 921
    "inscrito_id" => 4570
    "titulo" => "ADOLESCÊNCIA EM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO E SUPERDIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compreender como as noções de globalização (SANTOS, 2015; HALL, 2006; BLOMMAERT, 2010), de multicul-turalismo (CANDAU, 2013), de superdiversidade (BLOMMAERT, 2010; VERTOVEC, 2007) e de fronteira (HOUTUN, 2002; PESAVENTO, 2002) se entrelaçaram e estão presentes nas ações de alunos do Ensino Médio de uma escola pública no estado do Ceará, na participação do Projeto Digital Media Education e apresentação do trabalho no Simpósio Ação Cidadã. Para tal, faz-se necessário compreender o que é ser adolescente em uma perspectiva sócio-histórico-cultural, na qual a concepção de homem é sempre “social”. Não concebe-se, aqui, uma visão naturalizada de adolescência, já que ela é social e historicamente construída, existindo de distintas maneiras em diferentes lugares e contextos. A metodologia usada para esse trabalho é a Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009), que visa a intervenção pelo e com os participantes na transformação de seu contexto.  O recorte para análise compreende a participação destes alunos no Simpósio Ação Cidadã, ocorrido na cidade de São Paulo, em novembro de 2014."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO, SUPERDIVERSIDADE, SUPERDIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4570_26082018190106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA DOS PASSOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaregina.passos@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46235
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 921
    "inscrito_id" => 4570
    "titulo" => "ADOLESCÊNCIA EM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO E SUPERDIVERSIDADE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ."
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compreender como as noções de globalização (SANTOS, 2015; HALL, 2006; BLOMMAERT, 2010), de multicul-turalismo (CANDAU, 2013), de superdiversidade (BLOMMAERT, 2010; VERTOVEC, 2007) e de fronteira (HOUTUN, 2002; PESAVENTO, 2002) se entrelaçaram e estão presentes nas ações de alunos do Ensino Médio de uma escola pública no estado do Ceará, na participação do Projeto Digital Media Education e apresentação do trabalho no Simpósio Ação Cidadã. Para tal, faz-se necessário compreender o que é ser adolescente em uma perspectiva sócio-histórico-cultural, na qual a concepção de homem é sempre “social”. Não concebe-se, aqui, uma visão naturalizada de adolescência, já que ela é social e historicamente construída, existindo de distintas maneiras em diferentes lugares e contextos. A metodologia usada para esse trabalho é a Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009), que visa a intervenção pelo e com os participantes na transformação de seu contexto.  O recorte para análise compreende a participação destes alunos no Simpósio Ação Cidadã, ocorrido na cidade de São Paulo, em novembro de 2014."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, GLOBALIZAÇÃO, MULTICULTURALISMO, SUPERDIVERSIDADE, SUPERDIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID4570_26082018190106.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA DOS PASSOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariaregina.passos@gmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender como as noções de globalização (SANTOS, 2015; HALL, 2006; BLOMMAERT, 2010), de multicul-turalismo (CANDAU, 2013), de superdiversidade (BLOMMAERT, 2010; VERTOVEC, 2007) e de fronteira (HOUTUN, 2002; PESAVENTO, 2002) se entrelaçaram e estão presentes nas ações de alunos do Ensino Médio de uma escola pública no estado do Ceará, na participação do Projeto Digital Media Education e apresentação do trabalho no Simpósio Ação Cidadã. Para tal, faz-se necessário compreender o que é ser adolescente em uma perspectiva sócio-histórico-cultural, na qual a concepção de homem é sempre “social”. Não concebe-se, aqui, uma visão naturalizada de adolescência, já que ela é social e historicamente construída, existindo de distintas maneiras em diferentes lugares e contextos. A metodologia usada para esse trabalho é a Pesquisa Crítica de Colaboração (MAGALHÃES, 2009), que visa a intervenção pelo e com os participantes na transformação de seu contexto. O recorte para análise compreende a participação destes alunos no Simpósio Ação Cidadã, ocorrido na cidade de São Paulo, em novembro de 2014.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.