Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48455
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 973
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma   multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2159_27082018224311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE FREIRE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjanefreire21@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48455
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 973
    "inscrito_id" => 2159
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA ROTINA DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma   multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2159_27082018224311.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE FREIRE SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjanefreire21@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.