Resumo
Esta pesquisa foi realizada na disciplina de alfabetização e letramento da Universidade Federal de Alagoas/Campus Sertão e tem como objetivo analisar os desafios do professor alfabetizador a partir de uma análise realizada com uma professora de rede pública municipal, atuante em uma turma multisseriada, pré I e II, 1° e 2° ano do ensino fundamental. O local da pesquisa situa-se na comunidade Serra das Viúvas, área rural do município de Água Branca- AL, especificamente na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Pereira Leite. A coleta dos dados foi feita através da fala e da prática da professora selecionada, o que foi o ponto primordial dessa pesquisa, enfatizando fontes imagéticas sobre as atividades exploradas por quatro crianças, duas do 1º e duas do 2º ano, considerando a obtenção de conhecimentos diante a efetivação da prática da professora, caracterizando ainda, uma análise da aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos de acordo com as atividades propostas. A pesquisa é classificada metodologicamente como qualitativa, pois foi utilizado um roteiro com perguntas analíticas, pondo em questão o posicionamento da professora diante os desafios da prática pedagógica. Os embasamentos teóricos estão ancorados nos estudos de, Clagliare (1998), Estácio (2007), Vigotski (2013), trazendo a perspectiva do alfabeto, o ato de alfabetizar as práticas pedagógicas e como o educador tem trabalhado com as dificuldades encontradas em sala e os desafios que permeiam no ensino da leitura.