Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DOS APLICATIVOS DE BIOLOGIA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MÓVEL, ENSINO DE BIOLOGIA, APLICATIVOS MÓVEIS, SMARTPHONES Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão sendo cada vez mais sendo utilizadas e aplicadas no processo de ensino. Dentre a temática, destaca-se a Aprendizagem Móvel “Mobile Learning”, a qual consiste no uso e aplicação de smartphones nas aulas, como um recurso no ensino e na aprendizagem de conteúdos. Nesse contexto buscou-se fazer um levantamento dos aplicativos em dispositivos móveis voltados para o ensino de Biologia. A realização deste trabalho possibilitou identificar a existência de 20 aplicativos no sistema operacional Android voltados para o ensino de Biologia. Foi possível identificar 19 áreas de conhecimento, em maior destaque a Citologia, a Genética e a Zoologia, temas considerados de difícil ensino e aprendizagem por abordarem conteúdos abstratos e/ou abordagens voltadas à memorização de termos de forma descontextualizada do cotidiano discente. Quanto ao tipo de conteúdo, a maioria dos aplicativos apresentou textos e ilustrações, algo que é comumente encontrado nos livros didáticos, assim sendo necessário um maior investimento em outros tipos de conteúdo, como animações/ simulações, vídeos etc. Considerando incipiente a produção de trabalhos nesta linha acreditamos que estudos futuros deverão ser feitos para análise das potencialidades e limitações do uso de dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem de Biologia.

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