Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE AS HABILIDADES DOCENTES

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HABILIDADES DOCENTES Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46297
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3376
    "inscrito_id" => 2686
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE AS HABILIDADES DOCENTES"
    "resumo" => "No âmbito das discussões educativas sobre formação de professores de ciências, as habilidades docentes se constituem como uma temática pertinente. Este estudo teve como objetivo identificar concepções de licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes desenvolvidas na formação de professores. Nesta direção, foi realizada uma entrevista com licenciados na área da natureza das ciências e analisada a partir de pressupostos da hermenêutica-dialética. Frente os paradigmas educacionais existentes e as bases teóricas recorridas foram identificadas habilidades relacionadas ao processo de autoformação, a articulação de conhecimentos específicos e pedagógicos na prática docente, domínio do conhecimento específico e habilidades necessárias dentro do paradigma escalonavista e dos inovadores. Assim, observa-se um salto no nível de percepção dos sujeitos, quando pensamos na existência dos paradigmas tradicionais e suas metodologias de ensino, e ainda a prevalência de preocupações sobre a ausência da articulação da teoria e prática na docência, visto a provável permanência dessa realidade"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HABILIDADES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2686_13092018212014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ ALVES SALGUEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SALGUEIRO"
    "autor_email" => "BIAHSALGUEIRO@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46297
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3376
    "inscrito_id" => 2686
    "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIADOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE AS HABILIDADES DOCENTES"
    "resumo" => "No âmbito das discussões educativas sobre formação de professores de ciências, as habilidades docentes se constituem como uma temática pertinente. Este estudo teve como objetivo identificar concepções de licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes desenvolvidas na formação de professores. Nesta direção, foi realizada uma entrevista com licenciados na área da natureza das ciências e analisada a partir de pressupostos da hermenêutica-dialética. Frente os paradigmas educacionais existentes e as bases teóricas recorridas foram identificadas habilidades relacionadas ao processo de autoformação, a articulação de conhecimentos específicos e pedagógicos na prática docente, domínio do conhecimento específico e habilidades necessárias dentro do paradigma escalonavista e dos inovadores. Assim, observa-se um salto no nível de percepção dos sujeitos, quando pensamos na existência dos paradigmas tradicionais e suas metodologias de ensino, e ainda a prevalência de preocupações sobre a ausência da articulação da teoria e prática na docência, visto a provável permanência dessa realidade"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, HABILIDADES DOCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2686_13092018212014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ ALVES SALGUEIRO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SALGUEIRO"
    "autor_email" => "BIAHSALGUEIRO@GMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

No âmbito das discussões educativas sobre formação de professores de ciências, as habilidades docentes se constituem como uma temática pertinente. Este estudo teve como objetivo identificar concepções de licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes desenvolvidas na formação de professores. Nesta direção, foi realizada uma entrevista com licenciados na área da natureza das ciências e analisada a partir de pressupostos da hermenêutica-dialética. Frente os paradigmas educacionais existentes e as bases teóricas recorridas foram identificadas habilidades relacionadas ao processo de autoformação, a articulação de conhecimentos específicos e pedagógicos na prática docente, domínio do conhecimento específico e habilidades necessárias dentro do paradigma escalonavista e dos inovadores. Assim, observa-se um salto no nível de percepção dos sujeitos, quando pensamos na existência dos paradigmas tradicionais e suas metodologias de ensino, e ainda a prevalência de preocupações sobre a ausência da articulação da teoria e prática na docência, visto a provável permanência dessa realidade

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.