Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: PEDAGOGO TAE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DISCENTE, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48307
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 866
    "inscrito_id" => 8713
    "titulo" => """
      O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL\r\n
      E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os\r\n
      desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações\r\n
      de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância\r\n
      para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do\r\n
      Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de\r\n
      sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema:\r\n
      Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos\r\n
      TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O\r\n
      percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo,\r\n
      torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção\r\n
      formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação\r\n
      do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com\r\n
      abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de\r\n
      dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação\r\n
      possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos\r\n
      Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o\r\n
      qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus\r\n
      campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o\r\n
      registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos\r\n
      demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria\r\n
      do processo educativo no IFG.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO TAE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DISCENTE, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8713_24082018233111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE"
    "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48307
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 866
    "inscrito_id" => 8713
    "titulo" => """
      O TRABALHO DO PEDAGOGO TAE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL\r\n
      E TECNOLÓGICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
      """
    "resumo" => """
      O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os\r\n
      desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações\r\n
      de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância\r\n
      para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do\r\n
      Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de\r\n
      sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema:\r\n
      Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos\r\n
      TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O\r\n
      percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo,\r\n
      torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção\r\n
      formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação\r\n
      do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com\r\n
      abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de\r\n
      dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação\r\n
      possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos\r\n
      Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o\r\n
      qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus\r\n
      campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o\r\n
      registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos\r\n
      demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria\r\n
      do processo educativo no IFG.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGO TAE, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO AO DISCENTE, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID8713_24082018233111.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE PEREIRA SANT ANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE"
    "autor_email" => "wallacegilvania@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema: Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo, torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria do processo educativo no IFG.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.