O presente trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objetivo compreender os
desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos TAEs nas Coordenações
de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás (IFG), tendo em vista sua importância
para os processos didático-pedagógicos. Nesse sentido, objetiva-se realizar um estudo sobre a atuação do
Pedagogo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo em vista o processo histórico de construção de
sua identidade profissional e de seus respectivos espaços de atuação. A pesquisa tem como questão-problema:
Quais os principais desafios, as possibilidades e as contribuições do trabalho desenvolvido pelos Pedagogos
TAEs para as Coordenações de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPDs) do Instituto Federal de Goiás? O
percurso teórico-prático da pesquisa se justifica pelo fato de, sendo o Pedagogo TAE o objeto deste estudo,
torna-se fundamental realizar um duplo resgate histórico: do curso de Pedagogia, relacionado à construção
formativa desse profissional; e da EPT, a qual se volta inteiramente para as características do campo de atuação
do Pedagogo nesta modalidade de ensino. O percurso metodológico se baseará numa revisão de literatura, com
abordagem qualitativa, de cunho descritivo e explicativo, acompanhado de uma pesquisa de campo (pesquisaação), o que resultará como produto educacional na criação de um Manual de Integração da CAPD. A coleta de
dados será realizada por meio de questionários e entrevistas. Espera-se que os resultados desta investigação
possam contribuir para a compreensão pela comunidade acadêmica da importância do trabalho cotidiano dos
Pedagogos das CAPDs do IFG, expectativa essa que se consolidará com a aplicabilidade do referido manual, o
qual explicitará em seu corpo questões fundamentais para se compreender o Pedagogo, sua formação e seus
campos de atuação na EPT. O produto educacional também será composto de modelos de formulários para o
registro das atividades diárias, aperfeiçoando assim o trabalho e o fazer pedagógico dos Pedagogos TAEs e dos
demais servidores do referido setor/departamento/coordenação, contribuindo, consequentemente, para a melhoria
do processo educativo no IFG.