Esta pesquisa foi elaborada com o intuito de aprofundar estudos que subsidiem o trabalho do coordenador pedagógico para a orientação do trabalho dos professores do ciclo de alfabetização, apoiada na seguinte questão: Como os Coordenadores Pedagógicos ressignificam junto ao grupo de professores do Ciclo de Alfabetização, as formações que eles têm fora do âmbito escolar? Este trabalho tem por objetivo geral: Elaborar recomendações aos coordenadores pedagógicos para auxiliá-los a promover (ou a ressignificar) a formação em serviço junto aos professores do ciclo de alfabetização, apoiados nos conhecimentos e habilidades construídos pelos professores nos processos de formação que participam, para qualificar a aprendizagem dos estudantes em sala de aula. E, por objetivos específicos: Analisar as características da aprendizagem do professor, em processo de formação continuada e enumerar as atribuições do coordenador pedagógico, considerando as possibilidades da realização de processos de formação continuada apoiados nos saberes dos professores, como forma de reflexão e partilha para a melhoria das práticas pedagógicas. A investigação foi desenvolvida na forma de pesquisa qualitativa, apoiada em pesquisa documental e bibliográfica e em minhas próprias vivências. As recomendações elaboradas podem representar um primeiro esforço de sistematização das ações formativas realizadas pelos Coordenadores Pedagógicos junto aos professores.