O presente estudo busca apresentar ao leitor como as questões de gênero são abondadas nos materiais didáticos de educação infantil presentes em uma instituição de ensino de caráter religioso. Diante disso, o que se vê atualmente no campo escolar da educação infantil é uma grande necessidade de abordar temas como gênero sem titular as atividades realizadas pelas crianças. Entendemos que houveram grandes evoluções com relação a essa temática, mas é preciso mais, pois compreendemos que as crianças são sujeitos que estão inseridos nos meios sociais, e a forma como trabalhamos com eles influencia diretamente em nosso futuro. Sendo assim o objetivo desse trabalho é apresentar ao leitor como questões de gênero são abordadas através dos materiais didáticos em uma instituição de educação infantil privada de seguimento religioso localizada no município do Recife. Sendo assim é necessário examinar os materiais didáticos destinados às nossas crianças. No campo da educação infantil existem materiais didáticos que ainda buscam um controle sobre o que é ser menino e ser menina, reforçando essa separação por meio de brincadeiras, jogos, cores, tarefas, emoções entre tantos outros meios. Durante a folhagem dos materiais, foi encontrado apenas uma imagem presente no livro de matemática em que possui uma atividade em que tem como objetivo o preparo de uma receita para as crianças realizarem, a figura é ilustrada o por uma mulher e uma menina preparando algo na cozinha, de início acabamos acreditando que aquela imagem é algo sem tanta importância, mas esquecemos da mensagem que ela acaba passando, ela traz consigo uma carga cultural em que o ambiente doméstico, mais especificamente a cozinha é um espaço usado/frequentado “exclusivamente” por mulheres, e então nos questionamos. Por que não um homem e um menino?
É preciso pensar em materiais didáticos que não reforcem a naturalização do gênero biológico, ampliar as discussões em torno deste assunto sem repressão ou separação, respeitando assim as pluralidades de cada sujeito.