Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TRILHA AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PROMOTORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Palavra-chaves: TRILHA INTERPRETATIVA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO DOS DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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      nas últimas décadas. Muito se deve a exploração crescente dos recursos naturais pelo ser humano que,\r\n
      por sua vez, necessita compreender os impactos gerados por essas ações. Para tanto, as trilhas\r\n
      interpretativas surgem nos ambientes formais de ensino como ferramenta para promoção de uma\r\n
      educação ambiental que vise restabelecer o vínculo que o indivíduo possui com o meio natural, através\r\n
      do contato direto com elementos desse ambiente. Busca-se, portanto, que as experiências vivenciadas\r\n
      durante o percurso possam sensibilizar o aluno, levando-o a propor questionamentos no que diz\r\n
      respeito a importância de se ter um ambiente preservado, bem como seu possível papel nesse processo\r\n
      de conservação. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os discentes acerca\r\n
      da conservação do meio ambiente que estão inseridos através de vivências práticas. A intervenção foi\r\n
      realizada na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, município de Ceará-Mirim/RN,\r\n
      especificamente nas turmas de 6º e 7º ano vespertino, onde foi desenvolvida a atividade da trilha\r\n
      interpretativa e, posteriormente, aplicados os questionários pós-teste. Observou-se que a exercício da\r\n
      trilha proporcionou aos discentes experiências singulares acerca do meio natural, fazendo-os refletir\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

As problemáticas de cunho ambiental têm ganhado espaço nas discussões, especialmente nas últimas décadas. Muito se deve a exploração crescente dos recursos naturais pelo ser humano que, por sua vez, necessita compreender os impactos gerados por essas ações. Para tanto, as trilhas interpretativas surgem nos ambientes formais de ensino como ferramenta para promoção de uma educação ambiental que vise restabelecer o vínculo que o indivíduo possui com o meio natural, através do contato direto com elementos desse ambiente. Busca-se, portanto, que as experiências vivenciadas durante o percurso possam sensibilizar o aluno, levando-o a propor questionamentos no que diz respeito a importância de se ter um ambiente preservado, bem como seu possível papel nesse processo de conservação. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os discentes acerca da conservação do meio ambiente que estão inseridos através de vivências práticas. A intervenção foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, município de Ceará-Mirim/RN, especificamente nas turmas de 6º e 7º ano vespertino, onde foi desenvolvida a atividade da trilha interpretativa e, posteriormente, aplicados os questionários pós-teste. Observou-se que a exercício da trilha proporcionou aos discentes experiências singulares acerca do meio natural, fazendo-os refletir seus posicionamentos, concepções e responsabilidades no que se refere ao meio ambiente em que vivem.

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