As problemáticas de cunho ambiental têm ganhado espaço nas discussões, especialmente
nas últimas décadas. Muito se deve a exploração crescente dos recursos naturais pelo ser humano que,
por sua vez, necessita compreender os impactos gerados por essas ações. Para tanto, as trilhas
interpretativas surgem nos ambientes formais de ensino como ferramenta para promoção de uma
educação ambiental que vise restabelecer o vínculo que o indivíduo possui com o meio natural, através
do contato direto com elementos desse ambiente. Busca-se, portanto, que as experiências vivenciadas
durante o percurso possam sensibilizar o aluno, levando-o a propor questionamentos no que diz
respeito a importância de se ter um ambiente preservado, bem como seu possível papel nesse processo
de conservação. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo sensibilizar os discentes acerca
da conservação do meio ambiente que estão inseridos através de vivências práticas. A intervenção foi
realizada na Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, município de Ceará-Mirim/RN,
especificamente nas turmas de 6º e 7º ano vespertino, onde foi desenvolvida a atividade da trilha
interpretativa e, posteriormente, aplicados os questionários pós-teste. Observou-se que a exercício da
trilha proporcionou aos discentes experiências singulares acerca do meio natural, fazendo-os refletir
seus posicionamentos, concepções e responsabilidades no que se refere ao meio ambiente em que
vivem.