Um ensino de Ciências e Biologia que faça sentido com a realidade de vida dos estudantes, têm se tornado cada vez mais necessário. Pensando nisso, ressaltamos o ensino de Botânica, área específica da Biologia, composta por um grande número de informações e conteúdos complexos que muitas vezes não se torna atraente para os estudantes, exigindo do professor um olhar especial ao ministrar conteúdos de Botânica durante suas aulas. Nesse sentido, diante da realização do Estágio Supervisionado, observou-se a necessidade de ir além do livro didático. Assim, buscamos realizar uma aula prática de Botânica, com o intuito de permitir que os conteúdos ministrados pudessem fazer relação com a realidade dos estudantes. Portanto, o objetivo desse trabalho foi de registrar e refletir através de um relato de experiência a importância de aulas práticas como estratégia didática para a construção do conhecimento em Botânica no Ensino Fundamental. A aula prática foi desenvolvida com uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental, composta por trinta e cinco estudantes, onde os mesmos foram divididos em cinco grupos, cada um contendo cinco discentes, para que fosse possível a troca de experiências entre eles. Os resultados mostraram a importância da atuação do professor em orientar os estudantes durante o desenvolvimento de aulas práticas no ensino de Botânica, assim como estimular os mesmos a se tornarem educandos com um espírito investigativo. Da mesma forma ressaltamos que a utilização de aula prática como recurso didático possibilitou a construção de novos conhecimentos em Botânica no Ensino Fundamental.