Este resumo teve como objetivo analisar os modos de pensar o conceito de calor que emergem na fala de professores de duas escolas públicas de São Raimundo Nonato-PI. Nos guiámos para isso, pela teoria dos perfis conceituais que discute acerca da consciência sobre a polissemia de conceitos científicos trabalhados em sala de aula, precisamente o conceito de calor, pois este apresenta grande relevância dentro do ensino de ciências. Esta pesquisa apresenta caráter qualitativo descritivo, realizada a partir da coleta, análise, mapeamento e descrição dos dados coletados. A operacionalização deste trabalho se deu pela aplicação de um questionário contendo nove questões. A partir de nossos resultados verificamos a presença de quatro, das cinco zonas do perfil conceitual de calor na fala dos professores, a saber: Racionalista, realista, empírica e animista. Identificamos também, que os professores em questão, articulam e projetam o conceito de calor de forma indiscriminada e inconsciente. Compreendemos assim, que existe a necessidade dos professores tentarem explorar em sala de aula os contextos que o conceito de calor se insere, identificando suas zonas de inserção, aludindo calor e seus muitos significados de forma consciente e discriminada.