ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46296 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3833 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química converge, sempre que possível, para a inserção de novas metodologias de ensino que favorecem a aprendizagem dos alunos, visto que a aceitação desta ciência pelos estudantes da Educação Básica, não ocorre na maioria das vezes, de maneira satisfatória. Desse modo, os professores devem repensar a sua prática pedagógica, para desenvolver maneiras de transpor os conteúdos de Química para seus estudantes de forma clara e objetiva. Tendo em vista estes aspectos, os jogos didáticos se apresentam como um excelente recurso de apoio ao ensino, pois funcionam como uma estratégia que facilita a aprendizagem em sala de aula, uma vez que desperta o interesse da classe estudantil, já que eles vivem a realidade dos jogos constantemente na sociedade como um todo. Neste contexto, a presente pesquisa investiga a opinião de professores de Física, Química e Biologia e de uma parcela de alunos de uma escola pública da cidade de Cuité/PB a respeito da utilização dos jogos didáticos para o ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se enquadra como um estudo de caso. Os resultados apontam que a maioria dos professores atribui importância ao uso desta ferramenta para a aprendizagem em sala de aula. No entanto, alguns revelam que não a utilizam e não a considera importante. No que se refere aos estudantes, a grande maioria opina que estes materiais podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Uma minoria revela que não. Desta forma, entende-se que há uma necessidade de que este tipo de metodologia seja mais utilizado nas aulas de Química, buscando promover a motivação e o interesse dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de Química. Além disso, torna-se importante que alguns dos professores possam repensar as suas ações pedagógicas, buscando uma formação continuada que discuta a importância do uso de metodologias participativas no ensino desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, JOGOS DIDÁTICOS, PROFESSORES, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID24_17092018100804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JONATHAN OLIVEIRA" "autor_email" => "francisco.jonathan1996@gm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46296 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3833 "inscrito_id" => 24 "titulo" => "ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CUITÉ-PB SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "O ensino de Química converge, sempre que possível, para a inserção de novas metodologias de ensino que favorecem a aprendizagem dos alunos, visto que a aceitação desta ciência pelos estudantes da Educação Básica, não ocorre na maioria das vezes, de maneira satisfatória. Desse modo, os professores devem repensar a sua prática pedagógica, para desenvolver maneiras de transpor os conteúdos de Química para seus estudantes de forma clara e objetiva. Tendo em vista estes aspectos, os jogos didáticos se apresentam como um excelente recurso de apoio ao ensino, pois funcionam como uma estratégia que facilita a aprendizagem em sala de aula, uma vez que desperta o interesse da classe estudantil, já que eles vivem a realidade dos jogos constantemente na sociedade como um todo. Neste contexto, a presente pesquisa investiga a opinião de professores de Física, Química e Biologia e de uma parcela de alunos de uma escola pública da cidade de Cuité/PB a respeito da utilização dos jogos didáticos para o ensino de Química. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se enquadra como um estudo de caso. Os resultados apontam que a maioria dos professores atribui importância ao uso desta ferramenta para a aprendizagem em sala de aula. No entanto, alguns revelam que não a utilizam e não a considera importante. No que se refere aos estudantes, a grande maioria opina que estes materiais podem contribuir significativamente para a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química. Uma minoria revela que não. Desta forma, entende-se que há uma necessidade de que este tipo de metodologia seja mais utilizado nas aulas de Química, buscando promover a motivação e o interesse dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de Química. Além disso, torna-se importante que alguns dos professores possam repensar as suas ações pedagógicas, buscando uma formação continuada que discuta a importância do uso de metodologias participativas no ensino desta disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES, JOGOS DIDÁTICOS, PROFESSORES, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID24_17092018100804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JONATHAN DE OLIVEIRA ARAUJO" "autor_nome_curto" => "JONATHAN OLIVEIRA" "autor_email" => "francisco.jonathan1996@gm" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }