Este trabalho tem como foco a análise do ensino de gramática a partir de textos produzidos em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, será proposta uma caracterização do ensino de gramática, comparando a abordagem de ensino adotada pela professora com o eixo de análise linguística proposto pelo PCN do Ensino Fundamental. Também será investigado se o livro didático adotado pela professora atende aos dois critérios básicos exigidos pelo PNLD: uso da linguagem oral e escrita e a reflexão sobre os conhecimentos linguístico-gramaticais. Foram observadas aulas de uma turma de 9º ano de um colégio da rede pública do estado da Paraíba. Foi utilizado um método de base antropológica devido à natureza da pesquisa: pesquisa de campo, em sala de aula. Esse tipo de pesquisa procura investigar os dados a partir de observações feitas no contexto de realização. Obtivemos notas de campo, que fornecerá informações acerca do que acontece no espaço da sala de aula; questionário sobre o contexto escolar, sobre a concepção de ensino de gramática e concepção de linguagem seguida pela professora, sobre as condições e a escolha dos livros didáticos, e um questionário voltado para a equipe gestora. A partir da análise desses materiais e os pressupostos teóricos da área, chegamos à conclusão que o livro didático adotado nessa determinada escola, não atende a todos os critérios exigidos pelo PNLD; e o ensino de gramática a partir de textos, não está, efetivamente, presente nas aulas de Língua Portuguesa da turma observada.