Fala-se muito no aperfeiçoamento dos professores, para assim melhorar os resultados da educação, vale a pena ressaltar as diferentes formas de formação continuada existentes, desde as oferecidas por secretarias de educação, até a troca de experiências no dia a dia nas escolas, cursos realizados a distância, todos contribuem para que professores melhorem sua prática pedagógica. A pesquisa focou em especial as formações do PNAIC, oferecidas pelo MEC aos professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do fundamental), visando dar suporte aos educadores para que os mesmos alfabetizem os alunos até os 8 anos de idade. A pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade das formações do PNAIC oferecida aos professores do ciclo de alfabetização e o suporte oferecido pelo programa a esses profissionais. Buscando também investigar junto aos professores a eficiência das formações e o material oferecido pelo PNAIC, analisando a estrutura da escola, se o ambiente ajuda no desenvolvimento dos alunos em processo de alfabetização. Para isso foi utilizado como instrumento um questionário com perguntas abertas, direcionadas aos professores do ciclo de alfabetização, coletando assim os dados necessários para realização da pesquisa, para que o material tenha um bom embasamento, foi realizado levantamento teórico. De acordo com o material coletado junto aos professores, chegou-se a conclusão que as formações do PNAIC não oferecem o suporte necessário aos educadores para alfabetizarem seus alunos, o material oferecido pelo MEC também deixa a desejar e o espaço das salas de aula foi unanime a insatisfação dos professores.