Este trabalho traz os resultados obtidos em um trabalho de conclusão do Curso em Licenciatura Plena em Pedagogia. Teve como principal objetivo analisar como o Maracatu Almirante do Forte trabalha o processo educacional de crianças e adolescentes de meios populares e a influência dessa educação no contexto familiar das crianças e dos adolescentes do bairro do Bongi -PE, que participam do maracatu. Partindo do pressuposto de que a educação tem uma função social, necessita vincular-se às ações que envolvam direta ou indiretamente os diversos sujeitos no processo educacional, tornando assim, conforme defendido por Freire (2015) um ato coletivo. O campo teórico está fundamentado nos estudos de Fávero (1983), Coelho (2012), Freire (2015), Guerra Peixe (1980), Gohn (2010) e Libâneo (2010). O aspecto metodológico foi constituído de observações sistemáticas na sede do Maracatu e de entrevistas semiestruturadas. Utilizamos para análise dos dados coletados a Teoria das Representações Sociais à luz de Moscovici (2015). Conclui-se que o processo educacional trabalhado pelo Maracatu Almirante do Forte com as crianças e adolescentes da comunidade se dá por meio da ressignificação da cultura popular, arraigada no maracatu. Contudo, foi possível nesse trabalho problematizar sobre outras formas de educação, fomentando assim, contribuir com um fazer pedagógico comprometido com a formação e desenvolvimento integral dos sujeitos.