Vivermos imersos em um mundo de energia, de tal modo que, até mesmo a nossa própria composição é definida através comportamento elétrico da matéria. Entretanto, apenas um seleto grupo de pessoas compreendem os conhecimentos básicos de energia. Por conseguinte, considerando que o conhecimento é a base para o desenvolvimento de novas tecnologias, torna-se imperativo, a disseminação do saber para os grupos que encontram-se na ignorância. O desenvolvimento nessa área justifica-se devido a complexidade das relações sociais envolvendo energia e da sua real importância. Desse modo, se faz necessário iniciar cientificamente jovens e adultos, e partindo da ideia que a energia faz parte do cotidiano desses essa ação torna-se possível aplicando o que se vive na prática. Por conseguinte, objetivando a verificação de dados e disseminação de conhecimento acerca do tema foi desenvolvido numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino da cidade de Floresta - PE um projeto dividido em três etapas: coleta de dados, disseminação de conhecimento e aplicação prática. como resultado das ações desenvolvidas espera-se , para promover o consumo sustentável das fontes de energia e desenvolvimento de novas tecnologias limpas a educação é um caminho inevitável.