Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA NA AUTOMAÇÃO: UM REFORÇO AO APRENDIZADO

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL, SISTEMA DE COTAS, PROJETO DE ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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      primeiro ano do curso técnico de Automação Industrial em um Instituto Federal, ingressantes do ano\r\n
      de 2018. Dadas as dificuldades que os alunos enfrentam nas disciplinas técnicas, majoritariamente\r\n
      aqueles ingressos pelo sistema de cotas, cuja principal razão se dá pela carência de aprendizado de\r\n
      conteúdos matemáticos, o projeto teve o intuito de oferecer um suporte ao aluno com dificuldades na\r\n
      matemática básica do ensino fundamental, para que o mesmo consiga desenvolver o aprendizado das\r\n
      disciplinas técnicas sem déficits de aprendizado em conteúdos pré-requisitos. Ainda que o projeto não\r\n
      tenha como pré-requisito o ingresso por cotas, o mesmo almeja contribuir para a política de\r\n
      permanência dos alunos cotistas, no intuito de diminuir as reprovações e evasões. A metodologia\r\n
      utilizada envolveu o mapeamento dos conteúdos que causam maiores dificuldades, com a utilização de\r\n
      aulas expositivas de conteúdos do ensino fundamental e aplicação de listas de exercícios para fixação.\r\n
      Em uma análise posterior, através de um questionário de avaliação, 77% dos participantes relataram\r\n
      uma melhora no desempenho nas disciplinas técnicas e 100% recomendam a reoferta do curso para os\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao ensino “Matemática na Automação: Um Reforço ao Aprendizado”, cujo público alvo foi uma turma de primeiro ano do curso técnico de Automação Industrial em um Instituto Federal, ingressantes do ano de 2018. Dadas as dificuldades que os alunos enfrentam nas disciplinas técnicas, majoritariamente aqueles ingressos pelo sistema de cotas, cuja principal razão se dá pela carência de aprendizado de conteúdos matemáticos, o projeto teve o intuito de oferecer um suporte ao aluno com dificuldades na matemática básica do ensino fundamental, para que o mesmo consiga desenvolver o aprendizado das disciplinas técnicas sem déficits de aprendizado em conteúdos pré-requisitos. Ainda que o projeto não tenha como pré-requisito o ingresso por cotas, o mesmo almeja contribuir para a política de permanência dos alunos cotistas, no intuito de diminuir as reprovações e evasões. A metodologia utilizada envolveu o mapeamento dos conteúdos que causam maiores dificuldades, com a utilização de aulas expositivas de conteúdos do ensino fundamental e aplicação de listas de exercícios para fixação. Em uma análise posterior, através de um questionário de avaliação, 77% dos participantes relataram uma melhora no desempenho nas disciplinas técnicas e 100% recomendam a reoferta do curso para os ingressantes do próximo ano letivo.

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