PEREIRA, Luan Diego De Lima et al.. Matemática na automação: um reforço ao aprendizado. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47820>. Acesso em: 04/11/2024 19:22
Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de complementação ao ensino “Matemática na Automação: Um Reforço ao Aprendizado”, cujo público alvo foi uma turma de primeiro ano do curso técnico de Automação Industrial em um Instituto Federal, ingressantes do ano de 2018. Dadas as dificuldades que os alunos enfrentam nas disciplinas técnicas, majoritariamente aqueles ingressos pelo sistema de cotas, cuja principal razão se dá pela carência de aprendizado de conteúdos matemáticos, o projeto teve o intuito de oferecer um suporte ao aluno com dificuldades na matemática básica do ensino fundamental, para que o mesmo consiga desenvolver o aprendizado das disciplinas técnicas sem déficits de aprendizado em conteúdos pré-requisitos. Ainda que o projeto não tenha como pré-requisito o ingresso por cotas, o mesmo almeja contribuir para a política de permanência dos alunos cotistas, no intuito de diminuir as reprovações e evasões. A metodologia utilizada envolveu o mapeamento dos conteúdos que causam maiores dificuldades, com a utilização de aulas expositivas de conteúdos do ensino fundamental e aplicação de listas de exercícios para fixação. Em uma análise posterior, através de um questionário de avaliação, 77% dos participantes relataram uma melhora no desempenho nas disciplinas técnicas e 100% recomendam a reoferta do curso para os ingressantes do próximo ano letivo.