Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMATICA E AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO CULTURAL DE AGRICULTORES DE TERRA NOVA – PE

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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Desde o início da humanidade, a Matemática tem sido essencial para a vida humana. A humanidade sempre precisou da Matemática mesmo quando não existiam escolas e universidades. Um exemplo disso é que muitas pessoas que não passaram pelas instituições formais de ensino são capazes de utilizar a matemática no seu dia a dia. A luz do programa Etnomatematica, tentaremos analisar neste trabalho, o caso de alguns agricultores do Sertão Pernambucano, de maneira particular, do município de Terra Nova – PE. Pois muitos deles não possuem a educação básica, e diante disso analisamos como eles utilizam conceitos e ideias matemáticas em seu ambiente de trabalho. Verificamos isto através de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e de observações dos agricultores no seu ambiente de trabalho. Ao final pudemos concluir que a matemática não só pode ser aprendida na agricultura, mas pudemos perceber que a sua aprendizagem feita dentro de um contexto cultural, em diversas vezes, carrega mais significado para o indivíduo do que aquela aprendida em sala de aula, devido ao saber aplicar os conceitos no dia-a-dia.

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