ETNOMATEMATICA E AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO CULTURAL DE AGRICULTORES DE TERRA NOVA – PE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47368 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => "ETNOMATEMATICA E AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO CULTURAL DE AGRICULTORES DE TERRA NOVA – PE" "resumo" => "Desde o início da humanidade, a Matemática tem sido essencial para a vida humana. A humanidade sempre precisou da Matemática mesmo quando não existiam escolas e universidades. Um exemplo disso é que muitas pessoas que não passaram pelas instituições formais de ensino são capazes de utilizar a matemática no seu dia a dia. A luz do programa Etnomatematica, tentaremos analisar neste trabalho, o caso de alguns agricultores do Sertão Pernambucano, de maneira particular, do município de Terra Nova – PE. Pois muitos deles não possuem a educação básica, e diante disso analisamos como eles utilizam conceitos e ideias matemáticas em seu ambiente de trabalho. Verificamos isto através de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e de observações dos agricultores no seu ambiente de trabalho. Ao final pudemos concluir que a matemática não só pode ser aprendida na agricultura, mas pudemos perceber que a sua aprendizagem feita dentro de um contexto cultural, em diversas vezes, carrega mais significado para o indivíduo do que aquela aprendida em sala de aula, devido ao saber aplicar os conceitos no dia-a-dia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ETNOMATEMATICA, AGRICULTURA, SERTÃO PERNAMBUCANO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1760_27042018103336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.apologeta.jy@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47368 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 1760 "titulo" => "ETNOMATEMATICA E AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO CULTURAL DE AGRICULTORES DE TERRA NOVA – PE" "resumo" => "Desde o início da humanidade, a Matemática tem sido essencial para a vida humana. A humanidade sempre precisou da Matemática mesmo quando não existiam escolas e universidades. Um exemplo disso é que muitas pessoas que não passaram pelas instituições formais de ensino são capazes de utilizar a matemática no seu dia a dia. A luz do programa Etnomatematica, tentaremos analisar neste trabalho, o caso de alguns agricultores do Sertão Pernambucano, de maneira particular, do município de Terra Nova – PE. Pois muitos deles não possuem a educação básica, e diante disso analisamos como eles utilizam conceitos e ideias matemáticas em seu ambiente de trabalho. Verificamos isto através de pesquisa qualitativa, por meio de entrevistas e de observações dos agricultores no seu ambiente de trabalho. Ao final pudemos concluir que a matemática não só pode ser aprendida na agricultura, mas pudemos perceber que a sua aprendizagem feita dentro de um contexto cultural, em diversas vezes, carrega mais significado para o indivíduo do que aquela aprendida em sala de aula, devido ao saber aplicar os conceitos no dia-a-dia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "ETNOMATEMATICA, AGRICULTURA, SERTÃO PERNAMBUCANO, CULTURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID1760_27042018103336.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO LUCAS SANTOS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.apologeta.jy@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }