RESUMO: O presente artigo está fundamentado em uma proposta pedagógica atual e coerente com as afirmações apresentadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB 9.394/96, de acordo com o desposto no artigo 26 das disposições gerais, que regulamenta a obrigatoriedade do estudo da história da cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental público e/ou privado. A proposta ora apresentada neste trabalho defende que os conteúdos programáticos deverão incluir na formação do educando, estudos sobre os grupos étnicos, afro-brasileiros e indígenas, tais como o estudo da África e dos africanos, apresentando aos estudantes a luta do povo indígena e dos negros no Brasil. O texto traz uma breve reflexão sobre o livro didático e apresenta propostas para às aulas, propõe que os educadores devem apresentar a importância da cultura negra e indígena na formação da sociedade, mostrando para os alunos as contribuições e influências dessas culturas nas áreas sociais, políticas e econômicas. Este trabalho contribui para a construção de novas concepções e práticas educacionais no que diz respeito à educação das relações étnico-raciais no ensino de história e da cultura afro-brasileira. Mediante um contexto, no qual as questões de políticas educacionais são bastante discutidas, pensar a diversidade étnico-racial significa somar avanços para o exercício da cidadania, para a melhoria da qualidade do ensino no país, numa sociedade plural, com grande diversidade riquezas étnicas, e uma população formada por afrodescendentes, brancos e índios. Trata-se de uma proposta educativa que redimensiona os sujeitos envolvidos, para o conhecimento da nossa identidade, contribuindo para o respeito, a igualdade, diversidade étnico-racial e fortalecimento de práticas de sociabilidade e de coletividade.
Palavras-chave: Educação étnico-racial, cidadania, identidade, igualdade.