O presente artigo constituiu-se a partir da provocação em analisar de que maneira a formação docente poderia contribuir na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, contemplando o educador como um importante agente do processo avaliativo, sendo possível interferir nos resultados mediante o uso dos dados dessas avaliações, dessa forma a pesquisa bibliográfica e documental configurou o escopo deste. A primeira seção abrange os pressupostos legais da Educação Básica, com ênfase no processo avaliativo, em seguida, um breve relato sobre a constituição histórica da avaliação, na perspectiva de Stufflebeam e Shinkfield, finalizando essa parte sobre a importância da ação coletiva para bons resultados, depois segue a apresentação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, disponibilizados no portal do Inep e sobre como utilizar os resultados das avaliações externas para melhorar a aprendizagem, apontando a formação do professor como importante requisito para alcance deste fim, veiculado no Boletim Aprendizagem em foco, do Instituto Unibanco, ainda em destaque a necessidade de reflexão da própria prática para uma mudança real e significativa, vislumbrando a formação docente contínua. O artigo se encerra com as conclusões obtidas por meio das pesquisas e consultas realizadas.