O Presente Artigo trata da importância do brincar e aprender, bem como o uso da ludicidade no processo educativo infantil. Seu intuito é revelar aos educadores que, ao se trabalhar com atividades lúdicas, não se desaprova a seriedade ou a valia dos conteúdos, ao contrário, contribui-se para a aprendizagem. O objetivo se deu em levar aos educadores da educação infantil a real compreensão, bem como o seu poder de ensinar, para que assim alcancem o ápice da inserção do brincar em suas salas de aula. Para a construção deste trabalho utilizou-se como referencial teórico os estudos que tratam sobre a importância do lúdico no desenvolvimento integral da criança, dentre eles, podemos citar autores renomados como Vygotsky (1992), Winnicott (1975), Marcelino (1990), Friedman (1992) e Rego (2001). Estes autores abordam sobre a importância do lúdico na formação da criança na educação infantil, apontando que o lúdico sempre esteve presente na vida do ser humano, desde a antiguidade os brinquedos sempre estiveram presentes no cotidiano do homem, mas atualmente existe uma nova visão do que é lúdico. Este trabalho tem como principal instrumento metodológico a análise de literaturas que tratam sobre a importância do lúdico na educação infantil, que será desenvolvida a partir de pesquisas bibliográficas, caracterizando-se como uma abordagem qualitativa. Afinal, brincar é fundamental para a criança, brincando melhora-se o desenvolvimento, adquire-se conhecimentos, ou seja, torna possível o desenvolvimento da percepção, do sentir, do fantasiar e do imaginar.