Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOB A PERSPECTIVA DE UM JARDIM SUSPENSO EM ESCOLA DA ZONA RURAL DE PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: JARDIM SUSPENSO, INTERDISCIPLINARIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Comunicação Oral (CO) GT 14. Educação Ambiental
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

É cada vez mais cognoscível a premência de uma educação de qualidade que viabilize uma formação completa do indivíduo. Para direcionarem-se nesse percurso, os professores devem se atribuir de novas metodologias de ensino cuja ênfase na interdisciplinaridade é um elemento essencial para a contextualização geral dos conteúdos apresentados. Sem a interação entre as áreas de conhecimento, o conteúdo explanado torna-se limitado, restringindo as estratégias do docente a mais pura frustração. Pensar educação de qualidade é criar mecanismos que senhoreiem os percalços encontrados atualmente e faça com que as possibilidades de aprendizagem excedam o limite da sala de aula, integrando o âmbito escolar ao sujeito e cooperando para que ele se torne um membro ativo e capaz de realizar mudanças na sociedade. O presente trabalho, levando em conta que as questões ambientais têm ganhado destaque nas últimas décadas, tem como finalidade buscar a integração de artes e ciências, permitindo que o aluno desenvolva senso crítico sobre problemas ambientais e reutilização do que ele compreendeu até então como “lixo”. Ademais, perpassa a falsa ideia de conscientização ambiental postulada nos colégios, e propõe, nesse sentido, estimular a criatividade, o trabalho em grupo e a ornamentação da instituição de ensino que, visando promover mudanças de valores por meio da educação ambiental, utiliza-se da participação dos estudantes da zona rural do município de Passira – PE, e colaboradores do Programa Pesquisa Ensino e Extensão – PIPEx, da UFPE, para fazer deste, um exemplo de mudanças.

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