É cada vez mais cognoscível a premência de uma educação de qualidade que viabilize uma formação completa do indivíduo. Para direcionarem-se nesse percurso, os professores devem se atribuir de novas metodologias de ensino cuja ênfase na interdisciplinaridade é um elemento essencial para a contextualização geral dos conteúdos apresentados. Sem a interação entre as áreas de conhecimento, o conteúdo explanado torna-se limitado, restringindo as estratégias do docente a mais pura frustração. Pensar educação de qualidade é criar mecanismos que senhoreiem os percalços encontrados atualmente e faça com que as possibilidades de aprendizagem excedam o limite da sala de aula, integrando o âmbito escolar ao sujeito e cooperando para que ele se torne um membro ativo e capaz de realizar mudanças na sociedade. O presente trabalho, levando em conta que as questões ambientais têm ganhado destaque nas últimas décadas, tem como finalidade buscar a integração de artes e ciências, permitindo que o aluno desenvolva senso crítico sobre problemas ambientais e reutilização do que ele compreendeu até então como “lixo”. Ademais, perpassa a falsa ideia de conscientização ambiental postulada nos colégios, e propõe, nesse sentido, estimular a criatividade, o trabalho em grupo e a ornamentação da instituição de ensino que, visando promover mudanças de valores por meio da educação ambiental, utiliza-se da participação dos estudantes da zona rural do município de Passira – PE, e colaboradores do Programa Pesquisa Ensino e Extensão – PIPEx, da UFPE, para fazer deste, um exemplo de mudanças.