Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY

Palavra-chaves: METODOLOGIA, PROFESSORES, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47857
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 3463
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY"
    "resumo" => "Essa pesquisa consiste na reflexão da prática do professor de física e visa enfatizar a importância de metodologias que despertem o interesse e raciocínio do alunado, que trabalhe a contextualização, a interdisciplinaridade e que transforme o aluno num ser crítico, ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem, melhorando assim, o desempenho escolar, pois uma vez motivados, permanecem na escola, combatendo um problema seríssimo, a evasão. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores de física do CETI João Ferry. A metodologia utilizada neste estudo teve abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso; foi realizada com 40 alunos do ensino médio e com 02 professores de física da referida escola. O trabalho fundamentou-se em estudos relevantes da área, destacando alguns autores como, Libâneo (1998), Lopes (2001), Souza (2014), Pimenta (2005), Veit (2006), Bonadiman (2007), Gil (1999), Lakatos (1996), Setúbal (1999), Turra (1975), além de documentos como PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia tradicional ainda predomina na prática dos professores, uma vez que realizam, frequentemente, aulas tradicionais, expositivas, utilizando apenas o livro didático. Também revelou uma prática que está em transição entre a metodologia tradicional e a inovadora, visto que utiliza métodos que despertam o interesse dos discentes, como experimentação, aulas práticas, atividades interdisciplinares, porém ainda há muitos traços do tradicionalismo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, PROFESSORES, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3463_07092018151650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSIA KAREN CASTRO VENITE"
    "autor_nome_curto" => "VENITE"
    "autor_email" => "venite.ifpi@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47857
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 3463
    "titulo" => "METODOLOGIAS DE ENSINO UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE FÍSICA DO CENTRO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL JOÃO FERRY"
    "resumo" => "Essa pesquisa consiste na reflexão da prática do professor de física e visa enfatizar a importância de metodologias que despertem o interesse e raciocínio do alunado, que trabalhe a contextualização, a interdisciplinaridade e que transforme o aluno num ser crítico, ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem, melhorando assim, o desempenho escolar, pois uma vez motivados, permanecem na escola, combatendo um problema seríssimo, a evasão. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores de física do CETI João Ferry. A metodologia utilizada neste estudo teve abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso; foi realizada com 40 alunos do ensino médio e com 02 professores de física da referida escola. O trabalho fundamentou-se em estudos relevantes da área, destacando alguns autores como, Libâneo (1998), Lopes (2001), Souza (2014), Pimenta (2005), Veit (2006), Bonadiman (2007), Gil (1999), Lakatos (1996), Setúbal (1999), Turra (1975), além de documentos como PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia tradicional ainda predomina na prática dos professores, uma vez que realizam, frequentemente, aulas tradicionais, expositivas, utilizando apenas o livro didático. Também revelou uma prática que está em transição entre a metodologia tradicional e a inovadora, visto que utiliza métodos que despertam o interesse dos discentes, como experimentação, aulas práticas, atividades interdisciplinares, porém ainda há muitos traços do tradicionalismo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIA, PROFESSORES, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3463_07092018151650.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KASSIA KAREN CASTRO VENITE"
    "autor_nome_curto" => "VENITE"
    "autor_email" => "venite.ifpi@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa pesquisa consiste na reflexão da prática do professor de física e visa enfatizar a importância de metodologias que despertem o interesse e raciocínio do alunado, que trabalhe a contextualização, a interdisciplinaridade e que transforme o aluno num ser crítico, ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem, melhorando assim, o desempenho escolar, pois uma vez motivados, permanecem na escola, combatendo um problema seríssimo, a evasão. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores de física do CETI João Ferry. A metodologia utilizada neste estudo teve abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso; foi realizada com 40 alunos do ensino médio e com 02 professores de física da referida escola. O trabalho fundamentou-se em estudos relevantes da área, destacando alguns autores como, Libâneo (1998), Lopes (2001), Souza (2014), Pimenta (2005), Veit (2006), Bonadiman (2007), Gil (1999), Lakatos (1996), Setúbal (1999), Turra (1975), além de documentos como PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia tradicional ainda predomina na prática dos professores, uma vez que realizam, frequentemente, aulas tradicionais, expositivas, utilizando apenas o livro didático. Também revelou uma prática que está em transição entre a metodologia tradicional e a inovadora, visto que utiliza métodos que despertam o interesse dos discentes, como experimentação, aulas práticas, atividades interdisciplinares, porém ainda há muitos traços do tradicionalismo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.