Essa pesquisa consiste na reflexão da prática do professor de física e visa enfatizar a importância de metodologias que despertem o interesse e raciocínio do alunado, que trabalhe a contextualização, a interdisciplinaridade e que transforme o aluno num ser crítico, ativo e participativo no processo ensino-aprendizagem, melhorando assim, o desempenho escolar, pois uma vez motivados, permanecem na escola, combatendo um problema seríssimo, a evasão. Partindo disso, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as metodologias utilizadas pelos professores de física do CETI João Ferry. A metodologia utilizada neste estudo teve abordagem qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso; foi realizada com 40 alunos do ensino médio e com 02 professores de física da referida escola. O trabalho fundamentou-se em estudos relevantes da área, destacando alguns autores como, Libâneo (1998), Lopes (2001), Souza (2014), Pimenta (2005), Veit (2006), Bonadiman (2007), Gil (1999), Lakatos (1996), Setúbal (1999), Turra (1975), além de documentos como PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os resultados da pesquisa mostraram que a metodologia tradicional ainda predomina na prática dos professores, uma vez que realizam, frequentemente, aulas tradicionais, expositivas, utilizando apenas o livro didático. Também revelou uma prática que está em transição entre a metodologia tradicional e a inovadora, visto que utiliza métodos que despertam o interesse dos discentes, como experimentação, aulas práticas, atividades interdisciplinares, porém ainda há muitos traços do tradicionalismo.