Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA MATEMÁTICA COMO CÓDIGO QUE ESTRUTURA O PENSAMENTO EM QUÍMICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: QUÍMICA., MATEMÁTICA., ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48326
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 2661
    "titulo" => "O USO DA MATEMÁTICA COMO CÓDIGO QUE ESTRUTURA O PENSAMENTO EM QUÍMICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão a respeito do impacto que a matemática exerce no aprendizado da disciplina de química. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso de questionários e entrevistas. O público alvo incluiu discentes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, e docentes que lecionam na rede estadual, ambos no município de Arapiraca-AL. A análise dos resultados obtidos apontam para os desafios colocados diante dos docentes e as dificuldades apontadas pelos discentes no que tange a assimilação do conteúdo químico. Os docentes, muitas vezes, não conseguem lidar com a dificuldade em questão no sentido de promover a assimilação e consequente aprendizagem do conhecimento químico associado à matemática. Fatores como: sobrecarga de trabalho, falta de comunicação com outros docentes nas escolas e falta de interesse dos alunos dificultam o desenvolvimento do conteúdo e a discussão da temática. Os discentes, por sua vez, possuem uma grande dificuldade quando se deparam com uma química abstrata e pautada apenas por equações e cálculos de natureza matemática sem nenhuma relação com o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA., MATEMÁTICA., ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2661_14082018133117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_email" => "cts_quimica@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48326
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 623
    "inscrito_id" => 2661
    "titulo" => "O USO DA MATEMÁTICA COMO CÓDIGO QUE ESTRUTURA O PENSAMENTO EM QUÍMICA: DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão a respeito do impacto que a matemática exerce no aprendizado da disciplina de química. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso de questionários e entrevistas. O público alvo incluiu discentes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, e docentes que lecionam na rede estadual, ambos no município de Arapiraca-AL. A análise dos resultados obtidos apontam para os desafios colocados diante dos docentes e as dificuldades apontadas pelos discentes no que tange a assimilação do conteúdo químico. Os docentes, muitas vezes, não conseguem lidar com a dificuldade em questão no sentido de promover a assimilação e consequente aprendizagem do conhecimento químico associado à matemática. Fatores como: sobrecarga de trabalho, falta de comunicação com outros docentes nas escolas e falta de interesse dos alunos dificultam o desenvolvimento do conteúdo e a discussão da temática. Os discentes, por sua vez, possuem uma grande dificuldade quando se deparam com uma química abstrata e pautada apenas por equações e cálculos de natureza matemática sem nenhuma relação com o seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA., MATEMÁTICA., ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID2661_14082018133117.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANO TENÓRIO DOS SANTOS"
    "autor_email" => "cts_quimica@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão a respeito do impacto que a matemática exerce no aprendizado da disciplina de química. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa fazendo uso de questionários e entrevistas. O público alvo incluiu discentes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, e docentes que lecionam na rede estadual, ambos no município de Arapiraca-AL. A análise dos resultados obtidos apontam para os desafios colocados diante dos docentes e as dificuldades apontadas pelos discentes no que tange a assimilação do conteúdo químico. Os docentes, muitas vezes, não conseguem lidar com a dificuldade em questão no sentido de promover a assimilação e consequente aprendizagem do conhecimento químico associado à matemática. Fatores como: sobrecarga de trabalho, falta de comunicação com outros docentes nas escolas e falta de interesse dos alunos dificultam o desenvolvimento do conteúdo e a discussão da temática. Os discentes, por sua vez, possuem uma grande dificuldade quando se deparam com uma química abstrata e pautada apenas por equações e cálculos de natureza matemática sem nenhuma relação com o seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.