Grande parte dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentam dificuldades em compreender os conceitos Químicos. Nesta série, essa disciplina é apresentada como Ciências e/ou Química, e requer para o seu aprendizado várias habilidades que muitos alunos ainda não dominam. Para estimular o interesse desses alunos é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxilie no processo de ensino dos conteúdos. Sendo assim, os jogos didáticos se apresentam como alternativa eficaz para alcançar tal objetivo, visto que o mesmo proporciona ao aluno uma forma prazerosa de estudar, além de oferecer ao professor uma forma diferente de avaliar a assimilação dos alunos em relação aos conteúdos estudados, revisar assuntos ou como um meio mais dinâmico de fixar o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições desse método para o desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Trata-se de uma intervenção com abordagem qualitativa, de campo, na qual foi desenvolvida a partir da aplicação de um jogo didático. A partir das respostas dos questionários foi possível analisar e assim poder avaliar a influência do lúdico na aprendizagem. A proposta do presente trabalho foi executado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, no município de Limoeiro - PE. Através dos dados obtidos, constatou-se que os jogos didáticos é um importante aliado para a aprendizagem dos estudantes, visto que durante a aplicação do jogo era percebido que a capacidade de entendimento dos alunos para como o conteúdo tornou-se mais fácil, além de que o trabalho em grupo proporciono melhoria na socialização do grupo