Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTRODUÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, CIÊNCIAS, MODELOS ATÔMICOS Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47685
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2549
    "inscrito_id" => 492
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Grande parte dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentam dificuldades em compreender os conceitos Químicos. Nesta série, essa disciplina é apresentada como Ciências e/ou Química, e requer para o seu aprendizado várias habilidades que muitos alunos ainda não dominam. Para estimular o interesse desses alunos é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxilie no processo de ensino dos conteúdos. Sendo assim, os jogos didáticos se apresentam como alternativa eficaz para alcançar tal objetivo, visto que o mesmo proporciona ao aluno uma forma prazerosa de estudar, além de oferecer ao professor uma forma diferente de avaliar a assimilação dos alunos em relação aos conteúdos estudados, revisar assuntos ou como um meio mais dinâmico de fixar o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições desse método para o desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Trata-se de uma intervenção com abordagem qualitativa, de campo, na qual foi desenvolvida a partir da aplicação de um jogo didático. A partir das respostas dos questionários foi possível analisar e assim poder avaliar a influência do lúdico na aprendizagem. A proposta do presente trabalho foi executado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, no município de Limoeiro - PE. Através dos dados obtidos, constatou-se que os jogos didáticos é um importante aliado para a aprendizagem dos estudantes, visto que durante a aplicação do jogo era percebido que a capacidade de entendimento dos alunos para como o conteúdo tornou-se mais fácil, além de que o trabalho em grupo proporciono melhoria na socialização do grupo"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, CIÊNCIAS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID492_10092018135116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA REJANE SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MEDEIROS"
    "autor_email" => "medeirosgabriela32@yahoo."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47685
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2549
    "inscrito_id" => 492
    "titulo" => "INTRODUÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: UMA INTERVENÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "Grande parte dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentam dificuldades em compreender os conceitos Químicos. Nesta série, essa disciplina é apresentada como Ciências e/ou Química, e requer para o seu aprendizado várias habilidades que muitos alunos ainda não dominam. Para estimular o interesse desses alunos é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxilie no processo de ensino dos conteúdos. Sendo assim, os jogos didáticos se apresentam como alternativa eficaz para alcançar tal objetivo, visto que o mesmo proporciona ao aluno uma forma prazerosa de estudar, além de oferecer ao professor uma forma diferente de avaliar a assimilação dos alunos em relação aos conteúdos estudados, revisar assuntos ou como um meio mais dinâmico de fixar o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições desse método para o desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Trata-se de uma intervenção com abordagem qualitativa, de campo, na qual foi desenvolvida a partir da aplicação de um jogo didático. A partir das respostas dos questionários foi possível analisar e assim poder avaliar a influência do lúdico na aprendizagem. A proposta do presente trabalho foi executado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, no município de Limoeiro - PE. Através dos dados obtidos, constatou-se que os jogos didáticos é um importante aliado para a aprendizagem dos estudantes, visto que durante a aplicação do jogo era percebido que a capacidade de entendimento dos alunos para como o conteúdo tornou-se mais fácil, além de que o trabalho em grupo proporciono melhoria na socialização do grupo"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, CIÊNCIAS, MODELOS ATÔMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID492_10092018135116.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA REJANE SILVA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA MEDEIROS"
    "autor_email" => "medeirosgabriela32@yahoo."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Grande parte dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II apresentam dificuldades em compreender os conceitos Químicos. Nesta série, essa disciplina é apresentada como Ciências e/ou Química, e requer para o seu aprendizado várias habilidades que muitos alunos ainda não dominam. Para estimular o interesse desses alunos é fundamental que o professor busque metodologias diferenciadas que o auxilie no processo de ensino dos conteúdos. Sendo assim, os jogos didáticos se apresentam como alternativa eficaz para alcançar tal objetivo, visto que o mesmo proporciona ao aluno uma forma prazerosa de estudar, além de oferecer ao professor uma forma diferente de avaliar a assimilação dos alunos em relação aos conteúdos estudados, revisar assuntos ou como um meio mais dinâmico de fixar o conhecimento. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições desse método para o desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Trata-se de uma intervenção com abordagem qualitativa, de campo, na qual foi desenvolvida a partir da aplicação de um jogo didático. A partir das respostas dos questionários foi possível analisar e assim poder avaliar a influência do lúdico na aprendizagem. A proposta do presente trabalho foi executado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II, no município de Limoeiro - PE. Através dos dados obtidos, constatou-se que os jogos didáticos é um importante aliado para a aprendizagem dos estudantes, visto que durante a aplicação do jogo era percebido que a capacidade de entendimento dos alunos para como o conteúdo tornou-se mais fácil, além de que o trabalho em grupo proporciono melhoria na socialização do grupo

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.